Literatura antirracista lidera vendas nos EUA

Redaçãojunho 5, 20204 min
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A morte de George Floyd, que foi sufocado por um policial branco de Mineápolis, desencadeou mais de uma semana de protestos de rua em vários Estados, os norte-americanos em casa estão se voltando a livros, filmes e programas de televisão que explicitam décadas de discriminação.

Agora que os brancos norte-americanos buscam se educar enquanto os protestos de âmbito nacional contra a morte de negros desarmados aumentam, obras como Não Basta Não ser Racista, A Nova Segregação e Como Ser Antirracista, além da literatura a respeito da história da discriminação racial nos Estados Unidos estão esgotando. De acordo com a Reuters, livros de não-ficção sobre a experiência negra lideram a lista de mais vendidos da Amazon.com, incluindo títulos infantis. Muitos estão esgotados e volumes usados chegam a custar 50 dólares. No site da Barnes and Noble, oito dos 10 best-sellers são livros já publicados anteriormente.

“Isto não acontece todo dia… o primeiro e o segundo mais vendidos no geral na Amazon neste momento são dois livros que desafiam o racismo. Isto são vocês”, escreveu Ibram X. Kendi, autor de “Como Ser Antirracista”, em seu perfil no Twitter.

Assim como as manifestações transcendem a cor da pele, os norte-americanos estão procurando e repassando listas de leituras recomendadas a amigos e seguidores por meio de postagens no Twitter e no Instagram.

Kendi, que compilou uma destas listas para o jornal New York Times no final de semana, escreveu que o objetivo é “confrontar nossas crenças convenientes e nos conscientizar de que ‘Eu não sou racista’ é um slogan de negação”.

Os apoiadores também são instados a fazer suas compras em lojas de propriedade de negros ou independentes, uma forma concreta de ajuda. As recomendações se estendem a filmes e TV, incluindo “Cara Gente Branca”, “Moonlight: Sob a Luz do Luar” e “Faça a Coisa Certa”.

Ava DuVernay, diretora dos dramas de temática negra “Selma: Uma Luta pela Igualdade” e “Olhos que Condenam”, lançou uma plataforma de educação virtual cuja meta é usar tais conteúdos “como um trampolim para uma compreensão mais profunda”.

 

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Há 24 anos no mercado, a pioneira e mais antiga publicação negra do Brasil.

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