Livro infantil conta a origem do mundo a partir da tradição africana

“ÒRUN ÀIYÉ: A criação do mundo”, se apoia na perspectiva Iorubá e traz mitos relacionados ao surgimento da terra

Escrito pela cineasta Jamile Coelho com distribuição pela editora Emôrio, o livro “Òrun Àiyé: A Criação do Mundo” incorpora narrativa lúdica sobre a História e Cultura Afro-Brasileira, auxiliando o ensino desta disciplina na proposta curricular infantil, sobre o qual versa a lei 10.639/2003, para contar mitos sobre a criação do mundo a partir da perspectiva Iorubá.

Com ilustrações de Marcone Silva, Òrun Àiye, desmistifica baluartes africanos, como o respeito à sabedoria legada pelos ancestrais e aos mais velhos. Na sinopse, o avô Jaime, representado pela figura de um mais velho, assim como os tradicionais griôs, os contadores de histórias, explica a cosmogonia iorubá para os netos. É a partir da troca de conhecimentos entre gerações, que os gêmeos Antônio e Beth conhecem divindades como Olorum, Obatalá, Odùdùa e Exu. E mergulham nas maravilhas de que são capazes – como criar a vida e a abundância – e nos sentimentos que os acometem, como o orgulho e o amor.

A obra é inspirada em animação homônima (teaser), co-dirigida por Jamile Coelho e Cintia Maria e trilha de Carlinhos Brown. Com dezenas de prêmios e exibições em centenas de festivais audiovisuais Brasil afora, a produção figura como a mais assistida da plataforma gratuita Itaú Cultural Play.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search