Luciana Mello celebra o legado de Leci Brandão e diz que é referência na vida dela
Luciana Mello, aos 45 anos, está determinada a manter viva a memória de grandes mulheres do samba. Uma dessas figuras é Leci Brandão, de 80 anos, que, além de deputada estadual em São Paulo, é uma das artistas mais importantes do gênero. Em entrevista à CNN, Luciana reforçou a importância de destacar o lado musical da carioca, que muita gente pode desconhecer.
“Muita gente só conhece a Leci como deputada, mas talvez não saiba que ela é uma grande musicista, uma mulher incrível que contribuiu muito para a nossa cultura. É essencial trazer a história de pessoas como ela”, contou.
A admiração de Luciana por Leci não é de agora. As duas têm uma longa história de amizade, que começou nas reuniões familiares no sítio de Jair Rodrigues, pai de Luciana. “Leci sempre estava lá em casa, nas feijoadas e churrascos que meus pais faziam. Ela fala ‘minha filha, eu vi você crescer’. É uma honra ter alguém como ela na minha vida”, relembrou.
A conexão delas ganhou forma com a gravação de “Só Quero Te Namorar”, uma das músicas mais marcantes da carreira de Leci, para o projeto “Casa da Lu”. Criado por Luciana, o projeto celebra mulheres do samba, como Alcione e Mart’nália, e busca reverenciar aquelas que abriram caminho no gênero.
“O samba ainda carrega muito machismo, mas as coisas estão mudando. Eu faço questão de gravar com essas mulheres para lembrar de tudo o que elas construíram e de como são importantes para o samba e para a cultura brasileira”, explicou Luciana, que também citou ícones como Jovelina Pérola Negra e Clementina de Jesus.
O “Casa da Lu” se prepara para ir aos palcos em 2025, mas já começa a ganhar vida neste domingo (22), no Edifício Martinelli, em São Paulo, com um pré-lançamento às 15h. O evento, que promete reunir história e música, contará também com a presença da cantora Paula Lima.
“Minha missão é manter viva a essência do samba, conectando gerações e mostrando a força das mulheres que vieram antes de mim. Isso é mais que um projeto, é um legado.”