Maior festival de empreendedorismo chega ao Brasil e conta com afroempreendedores

Evento gratuito acontecerá no dia 22 de outubro, no Parque Ibirapuera, em SP, com atividades para crianças e adultos de todas as idades

No próximo dia 22 de outubro, das 10h às 20h, a cidade de São Paulo recebe o fiiS – Festival Internacional de Inovação Social. Inédito no Brasil, o evento promoverá mais de 40 atividades e atrações simultaneamente, que incluem workshops, oficinas, painéis, intervenções artísticas e muita música, sendo a grande maioria traduzida em Libras. A expectativa é  reunir 7 mil pessoas no Auditório do Parque Ibirapuera.

No palco principal, por exemplo, acontecerá um bate papo sobre Prêmio Melhores ONGs, que vai reunir iniciativas sobre o que está sendo feito para estimular as doações no Brasil e anunciar as 100 melhores de 2022. Ainda com essa temática, Ruy Fortini, fundador e CEO da Doare, fintech de doações online que oferece soluções para organizações filantrópicas, Adriana Barbosa, CEO do PretaHub e fundadora da Feira Preta, e Vanessa Henriques, gerente do Instituto MOL, Luiza Serpa, Fundadora de Diretora Executiva do Instituto Phi participam da discussão “Investimento Social e Doações no Brasil”, mediada pela jornalista Glenda Kozlowski. Outra mesa de destaque é “Tendências e Inovação Social” com Laura Motta, líder de estratégia de sustentabilidade do Mercado Livre, Alan Soares, empreendedor social, educador financeiro, mentor e fundador do Movimento Black Money (MBM), Carlos Pignatari, head de Impacto Social da Ambev e líder do VOA, com mediação do ativista Raull Santiago.

Na sequência haverá uma conversa de como fazer a  transição da economia linear para a circular, com o lançamento do Make it Circular Challenge, premiação em design e sustentabilidade, promovida pelo What Design Can Do (WDCD), uma organização internacional que busca acelerar a transição para uma sociedade sustentável e justa, usando o poder do design. Já Thiago Nascimento, 25 anos, graduando em Direito na UERJ e fundador do LabJaca (Jacaré Basquete e Coalizão Clima de Mudança), trará para o palco “A Favela Gerando Dados”. O jovem destacará o compromisso de produzir e traduzir dados em parceria com moradores e instituições locais, valorizando o conhecimento que provém das comunidades, para que sejam pautadas políticas públicas e investimento da iniciativa privada que visem fomentar esses territórios, gerando impacto social. 

Além do palco principal, as atividades acontecerão em diversos espaços, como fiiS Brincadeiras de Criança, fiiS Impacto Social – Faça Você Mesmo,  fiiS Recicla, o espaço Sistema B no fiiS com grandes marcas parceiras falando sobre negócios de impacto e ESG com como Natura, Reserva, Mãe terra, Pantys e Nude. Além da Exposição Design e Economia Circular. A programação conta também com show de Rubens Oliveira, coreógrafo e diretor que traz o espetáculo Yebo, apresentação com dançarinos do Gumboot Dance Brasil, o público poderá participar de uma oficina da técnica pioneira no Brasil, show do Bloco Afro Ilú Oba De Min  em uma performance de cantos e danças advindos das culturas populares, além de composições próprias, realizando uma grande ópera comandada pela força dos tambores e pelo protagonismo feminino. Por meio de suas composições, o Ilú revive seus 17 anos de existência e suas ”femenagens” para Leci Brandão, Elza Soares, Lia de Itamaracá, Carolina Maria de Jesus, Raquel Trindade, Rainha Nzinga, Nega Duda, entre outras, o encerramento é com Palco Beats que trará uma pessoa artista LGBTQIAP+.

Realizado pela Impact Beyond e MOVA e viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio de MercadoLivre, Mercado Pago, Urbia, ValGroup e Ambev, o fiiS é um festival de arte que une inspiração, cultura e educação, e está comprometido com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que inclui erradicação da pobreza, fome zero, boa saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água limpa e saneamento, energia acessível e limpa, emprego digno e crescimento econômico, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, combate às alterações climáticas, entre outros. A programação do evento envolverá o público com essas temáticas e discussões, no intuito de aproximar as pessoas de organizações sociais e empresas, para juntos, pensarem no desenvolvimento aliado à responsabilidade social e à sustentabilidade, o fiiS conta com a parceria com Pacto Global da ONU.

“Com os fiiS chegando a uma das maiores metrópoles mundiais, queremos incentivar o uso da inteligência coletiva da sociedade para formular propostas de soluções para os desafios sociais, por meio da geração, formação e consolidação de uma massa crítica de inovadores e empreendedores sociais da cidade de São Paulo, de forma que essas ideias e iniciativas possam reverberar pelo Estado, pelo País e por toda a América Latina”, diz Flora Bitancourt, líder do fiiS no Brasil. 

O fiiS nasceu em 2013, em Santiago, no Chile. Nesses nove anos amplificando a voz da inovação e dos empreendedores sociais, já realizou 43 festivais, em 19 cidades (Buenos Aires, Lima, Montevidéu, Guayaquil, Assunção, Antofagasta, Málaga, Cairo, Glasgow, San Pedro, entre outras), reuniu 235 artistas, mais de 1600 palestrantes e mais de 1.200 organizações colaborando lado a lado com a causa do festival. Pelos palcos do fiiS já passaram grandes nomes, como, por exemplo, Al Gore, Sandrine Dixson, Alyssa Carson, Julieta Martinez, Patch Adams e Princess Abze Djigma.

Serviço:

Evento: fiiS – Festival Internacional de Inovação Social

Local: Auditório do Parque Ibirapuera

Data: 22 de outubro de 2022

Hora: das 10h às 20h

Entrada gratuita

Para mais informações e ver a programação completa do evento acesse: https://www.fiisbrasil.com.br/ 

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?