Revista Raça Brasil

Compartilhe

Manoel Soares promove primeiro Encontro de Pais de Autistas

 O encontro acontece neste domingo, 31, no Centro TEA, em Santana, e reúne mais de 300 homens para formação de Paternidade Atípica

 

O encontro marca o encerramento do primeiro Circuito Paternidade Atípica, liderado pelo apresentador, jornalista e orientador familiar Manoel Soares, em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Criado a partir da necessidade de aproximar os pais do cotidiano das crianças autistas e ampliar a consciência sobre a paternidade ativa, o circuito percorreu, ao longo de um mês, mais de 12 regiões da cidade e impactou mais de 730 mil pessoas por meio de encontros presenciais de formação e transmissões digitais.

Famílias inteiras participaram das atividades nos CEUs e no Instituto Baccarelli. Pai de seis filhos, sendo dois deles no espectro autista (TEA), Manoel descobriu, após processo clínico conduzido pela neuropsicóloga Maria de Lourdes do Carmo, que também apresenta condição de autismo. Desde então, tem se aprofundado no universo atípico, tornando-se ativista da causa e orientador familiar.

Durante essa jornada, Manoel constatou a ausência de homens engajados no debate e, por isso, criou a Rede de Paternidade Atípica, que deu origem ao primeiro Circuito realizado em parceria com a Prefeitura.

“De acordo com pesquisa do Instituto Baresi, 70% das famílias de crianças neurodivergentes enfrentam ausência paterna, o que gera uma sobrecarga histórica sobre as mães. O Circuito busca justamente diminuir esse peso, promovendo conhecimento, acolhimento e transformação. Ver tantos pais engajados e o brilho nos olhos das famílias reunidas neste último mês me enche de gratidão”, destaca Manoel.

O evento final acontece neste domingo, 31, no Centro TEA da Prefeitura de São Paulo, em Santana, reunindo mais de 300 homens para receber o diploma de formação. O objetivo é capacitá-los para reduzir a sobrecarga materna, contribuir para o neurodesenvolvimento dos filhos e promover uma paternidade atípica mais presente e qualificada.

Para celebrar essa jornada, o evento terá show de encerramento do cantor Dudu Nobre e a entrega oficial do diploma Paternidade Atípica.

 

Manoel Soares

Apresentador, jornalista, ativista social e cofundador da CUFA (Central Única das Favelas), Manoel Soares é natural de Salvador e exemplo de persistência e resiliência. Antes de trabalhar com comunicação, trabalhou como gráfico e também na construção civil. Formado em Comunicação Social pela ULBRA, o apresentador iniciou sua carreira na área da comunicação há mais de 25 anos, atuando na RBS TV, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul.

O artista também já fez parte da equipe do Profissão Repórter, foi repórter e apresentador do programa Se Joga, repórter do Fantástico e apresentou o ‘’É de Casa’’. De 2022 até junho de 2023 foi apresentador do ‘’Encontro’’, da TV Globo, e ‘’Papo de Segunda’’, no GNT.

Em 2023, o apresentador lançou  o projeto multiplataforma Bombou, agregador de notícias, que leva ao público, de forma rápida, criativa e coloquial, as principais notícias que repercutiram na mídia em geral, nas redes sociais e que podem impactar a sociedade.

Casado com Dinorá Rodrigues, a coordenadora da CUFA (RS), Manoel tem seis filhos, sendo dois deles no espectro autista, e também é autor do livro “Para Meu Amigo Branco” (2022), além de já ter escrito livros para o público infantojuvenil. Em 2023 lançou seu 3º livro com ilustrações de Paulo Daniel, “A Luta de Denis” na Bienal do Rio.

Publicidade

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?