Revista Raça Brasil

Compartilhe

Marielle Ramires

Marielle Ramires, voz negra do jornalismo independente, morre aos 40 anos

Jornalista, ativista e referência na comunicação independente, Marielle deixa um legado para as mulheres negras no jornalismo

É com pesar que a comunicação independente no Brasil se despede de uma de suas principais referências. Morreu, na última terça-feira (29/04), aos 40 anos Marielle Ramires, cofundadora do coletivo Mídia Ninja, um dos projetos mais reconhecidos do jornalismo independente no país. Mulher negra, jornalista, produtora e ativista, Marielle foi uma das grandes vozes na luta pela democratização da comunicação, justiça social e direitos humanos.

Seu trabalho à frente do Mídia Ninja foi fundamental para pautar questões invisibilizadas pela grande mídia, amplificando vozes das periferias, das mulheres, da população negra, dos povos indígenas e dos movimentos sociais.

“Mulher, negra e comprometida com uma imprensa livre e democrática — assim era Marielle Ramires, que deixa em seu legado o sonho e o exemplo de que ainda resta espaço para uma imprensa atenta aos anseios da maioria do povo brasileiro. O Grupo Raça Comunicação lamenta profundamente a morte da jornalista Marielle Ramires e se solidariza com familiares, amigos e colegas de trabalho”, afirmou o CEO do Grupo Raça Comunicações, Maurício Pestana.

Colegas de trabalho, militantes e admiradores lamentam profundamente sua morte, destacando o impacto que ela teve no fortalecimento das narrativas negras e indígenas no jornalismo brasileiro. Em um campo ainda marcado por desigualdades raciais e de gênero, Marielle Ramires abriu caminhos e inspirou uma nova geração de comunicadores e ativistas.

Diagnosticada com câncer há cerca de oito meses, Marielle passou por tratamento com quimioterapia, mas não resistiu às complicações. Em dezembro de 2024, ela compartilhou em suas redes sociais a descoberta da doença e sua jornada de luta: “Nunca pensei que ficaria careca. Não por um motivo assim”.

O corpo será velado em São Paulo e seguirá para Cuiabá na sexta-feira, onde ocorrerá o sepultamento.

 

Publicidade

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?