Mayra Andrade, Margareth Menezes e Teresa Lopes participam do Festival Yalodê, em Brasília

O evento que é gratuito e acontece sábado e domingo, no Museu Nacional da República, apresenta atrações nacionais e internacionais

A partir deste sábado (17), a segunda edição do Festival Yalodê vai tomar conta do Museu Nacional da República, em Brasília, e reunir 13 atrações, todas mulheres negras, entre cantoras e DJs do Distrito Federal, do Brasil e do mundo, em uma programação completamente gratuita. 

A headliner deste ano é a cantora cabo-verdiana Mayra Andrade, que pisa na capital do Brasil pela primeira vez para um show do seu último disco, Manga. Além dela, nomes já conhecidos dos brasilienses como Indiana Nomma e Cris Pereira compõem a programação. Esta última, com uma cerimônia de abertura que promete ser emocionante.

Outra grande conhecida dos brasilienses, Teresa Lopes vai levar para o palco seu primeiro grande show depois da pandemia. Ao seu lado, a cantora Fabiana Cozza promete não deixar ninguém parado no centro da capital. 

“Cantar num evento que homenageia mulheres negras faz toda diferença. Essa troca que vamos ter com outras experiências e abordagens musicais é uma gestação de mulheres maravilhosas, que vão estar no palco parindo filhos maravilhosos, que são seus estilos, suas formas de cantar e de como fazer música”, explica Teresa.

Essa confluência de experiências poderá ser vista em diversos momentos durante a programação. Diretamente da Bahia, Nêssa e Margareth Menezes vão promover um encontro de gerações no palco do Yalodê. Margareth Menezes é colunista da revista Raça. 

Valorizando o trabalho de quem faz o dia a dia do DF, a curadoria do Yalodê traz para o centro do palco as irmãs Margaridas. Donas de vozes e presenças marcantes, têm conquistado o público com muito talento, carisma e versatilidade. A dupla de Taguatinga utiliza a liberdade, força e expressividade feminina como temas centrais de suas composições.

A rapper Afronta MC vem diretamente do Espírito Santo, pela primeira vez a Brasília,  carregando muito talento, a força da negritude capixaba e a narrativa de uma MC travesti para o palco do Yalodê. 

De Minas Gerais, a cantora Bia Nogueira traz sua banda, A Carta, para apresentar ao Planalto Central um repertório que mescla músicas do seu primeiro CD, além de algumas canções que estarão no seu próximo trabalho,com lançamento previsto do primeiro single e clipe na véspera de sua apresentação no Yalodê.

Durante os dois de encontro, a mestre de cerimônias Maria Paula Andrade se une à rapper Realleza, conduzindo a apresentação do Festival que já tem lugar cativo no calendário de Brasília.

Programação

Dia 17 Setembro I Sábado

19h – DJ Naju (DF) 

20h –  Cris Pereira (DF) 

20h30 – Bia Nogueira (MG)

21h40 – Indiana Nomma (Honduras/Brasil)

22h40 – Margaridas (DF)

23h40 – Mayra Andrade (Cabo Verde) 

1h30 – DJ Kashuu (DF)

Dia 18 Setembro I Domingo

19h – DJ Naju (DF)

20h – Afronta MC (ES)

21h – Nêssa feat. Margareth Menezes (BA/BA)

22h – Teresa Lopes feat Fabiana Cozza (DF/SP)

23h – DJ Janna (DF)

SERVIÇO:

Yalodê – Festival Internacional de Cantoras Negras

Dias: 17 e 18 de setembro de 2022

Horário: A partir das 19h

Local: Museu Nacional da República

Ingressos GRATUITOS: https://www.sympla.com.br/festival-yalode__1709982

Comentários

Comentários

About Author /

Jornalista com experiência em gestão, relações públicas e promoção da equidade de gênero e raça. Trabalhou na imprensa, governo, sociedade civil, iniciativa privada e organismos internacionais. Está a frente do canal "Negra Percepção" no YouTube e é autora do livro 'Negra percepção: sobre mim e nós na pandemia'.

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?