Memorial da América Latina – Complexo Cultural completa 35 anos com festa!

Projetado por Oscar Niemeyer, é um centro cultural, político e de lazer que foi inaugurado em São Paulo em 18 de março de 1989 e esse ano completa 35 anos de integração política, econômica, cultural e social da América Latina. Localizado no Bairro da Barra Funda, zona oeste da capital, teve seu projeto cultural desenvolvido pelo antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro. É um órgão do governo vinculado à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

A escultura da mão de concreto estendida na vertical com uma mancha de sangue simboliza os países latinos, seus conflitos e problemas sociais. O complexo reúne alguns prédios distribuídos em dois lados da Avenida Mário de Andrade, que contemplam: a Biblioteca Latino-Americana, o Salão de Atos, a Galeria Marta Traba, o Anexo dos Congressistas, o Pavilhão da Criatividade e o Auditório Simón Bolivar.  

O centro cultural tem um acervo permanente, com obras de artes distribuídas pela esplanada, ambientes internos e tem arquivado muitos documentos no centro de arte popular latino-americana. Conta ainda com a biblioteca que tem por volta de 30 mil volumes entre imagens e música. Os espaços são multidisciplinares e promovem debates, palestras, exposições, apresentações de dança, teatro, música e sessões de vídeo. E ainda conserva o Centro Brasileiro de Estudos da América Latina que agenciam pesquisas acadêmicas, além de publicar alguns livros e a revista Nossa América.

Nas comemorações de 35 anos, o Memorial da América Latina, esse grande complexo arquitetônico mostra um pouco de sua história e vocação cultural e de políticas latino-americanas essenciais do passado e do presente. E carregam o lema “abraçando nossa história”.

Haverá sim uma festa de comemoração nos dias 16 e 17 de março, com direito a shows, um evento com entrada franca, voltado para cultura e gastronomia que trará pratos típicos da cultura latina, cito os seguintes países: México, Colômbia, Paraguai e Venezuela, com empanadas, tacos e ceviche. Nos espaços multiculturais haverão exposições artística e musicais, já no Pavilhão da Criatividade haverão cerca de 4 mil obras expostas. Além de um espaço com atividades para crianças, bicicletário e estacionamento pet-friendly.

Será um Festival de Comida Latina com mais 80 expositores trazendo uma diversidade de ingredientes e sabores. Países convidados como Japão, Coreia e Portugal também poderão expor e vender suas iguarias.  Nesses dois dias de evento os espaços receberão apresentações artísticas e musicais. Será possível ter contato com as danças folclóricas, oficinas de dança Salsa e Bachata, música venezuelana e shows musicais variados.  O evento terá início às 11h e se estenderá até às 21h.


Por Sabrina Andrea @sabrandrea

Foto/Divulgação: @memorialdaamericalatina

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?