Ministra dos Direitos Humanos destaca diversidade e inclusão para a efetivação da democracia na abertura do Fórum Brasil Diverso

O evento celebra 10 anos de discussões sobre ESG com foco em diversidade racial e de gênero e ocorre hoje (31/10) e amanhã (1/11) no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Durante a cerimônia de abertura do Fórum Brasil Diverso 2024, a Ministra de Estado dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, expressou sua alegria em participar do evento, que acompanha desde o início. “Sei da luta que foi instituída em um momento ainda muito inicial do debate sobre ações afirmativas, tanto nas universidades brasileiras quanto em relação às empresas. Fiz questão de estar aqui hoje porque considero fundamental aprofundarmos esse debate”.

A ministra acrescentou que as discussões promovidas pelo Fórum e a construção de uma sociedade democrática no Brasil são determinantes para incluir a maioria da população brasileira (população negra), o que também contribui para a redução das desigualdades. “Sem reduzir as desigualdades é muito improvável que sejamos vitoriosos no projeto de construção de uma democracia efetiva no nosso país”.

Macaé Evaristo também destacou dados sobre inclusão e diversidade no setor privado. “Empresas com maior diversidade desenvolvem uma cultura de inovação 600% maior em comparação com aquelas de baixo grau de diversidade. Por isso, no Ministério dos Direitos Humanos, entendemos a diversidade como fundamental e construímos, dentro deste ministério, uma agenda de direitos humanos e empresas. O Fórum Brasil Diverso é um espaço essencial para aprofundarmos esse diálogo”.

Maurício Pestana, CEO da Revista Raça e idealizador do Fórum, ressaltou que políticas de inclusão, ações afirmativas e diversidade no Brasil são mais que uma questão legal; são, sobretudo, uma questão moral.

Fórum Brasil Diverso celebra 10 anos

Realizado há uma década pela Revista Raça, o Fórum Brasil Diverso atua como catalisador de tendências voltadas à equidade, diversidade e inclusão no mundo corporativo e na sociedade como um todo. Pioneiro nas discussões sobre inclusão racial no ambiente corporativo brasileiro, o Fórum se destaca, nesta quase década de existência, por abordar temas relevantes e inovadores, além de reunir e articular os principais atores do ecossistema para orientar políticas em prol da equidade racial no Brasil e no mundo, atraindo sempre participantes internacionais.

Com o tema “Presente, Passado e Futuro”, o Fórum pretende aprofundar as discussões sobre práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance), com foco especial na diversidade racial e de gênero.

https://forumbrasildiverso.org/

Comentários

Comentários

About Author /

Jornalista com experiência em gestão, relações públicas e promoção da equidade de gênero e raça. Trabalhou na imprensa, governo, sociedade civil, iniciativa privada e organismos internacionais. Está a frente do canal "Negra Percepção" no YouTube e é autora do livro 'Negra percepção: sobre mim e nós na pandemia'.

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?