Confira a cobertura do lançamento do maior portal mundial voltado para a arte africana e sua diáspora, o Afro-Polis Experience Pop-Up, em Paris

 

TEXTO: Patrícia Fidalgo | FOTOS: Divulgação/Fidalgo Produções | Adaptação web: David Pereira

Moda afro em Paris | FOTO: Divulgação/Fidalgo Produções

Moda afro em Paris | FOTO: Divulgação/Fidalgo Produções

Cobertura do lançamento do maior portal mundial voltado para a arte africana e sua diáspora, o Afro-Polis Experience Pop-Up reuniu, em Paris, durante a semana de moda francesa, os principais nomes da moda e da arte contemporânea do continente negro e da Europa. Entre 25 setembro e 8 outubro, foi celebrado o lançamento do afro-polis.com - uma plataforma digital que celebra a África contemporânea. O site, criado pelo diretor de arte franco-camaronês, Pierre-Christophe Gam, é um centro interativo de histórias originais do continente e sua diáspora, e mergulha profundamente na moda inspirada em música, arte, literatura, cinema, comida e design africano.

De Lagos a Nairobi, do Cairo à Cidade do Cabo, além de cidades como Rio de Janeiro, Kingston, Nova York, Paris e Londres, Afro-Polis reúne vozes globais, tendências e questões que refletem as maravilhas deste vasto, diverso e rico continente.

O Afro-Polis Pop Up foi o pontapé inicial para a exploração multidimensional e descoberta crítica de DNA cultural da África por meio da promoção de um fórum participativo de eventos, palestras e exposições, bem como uma revista bianual. O diretor de arte Pierre Christophe inaugurou o espaço no badalado bairro Les Marais, no coração de Paris, em comemoração ao lançamento do portal.

O diretor de arte e idealizador do Afro-Polis Pierre-Christophe e o artista contemporâneo camaronês Barthelemy Toguo | FOTO: Divulgação/Fidalgo Produções

O diretor de arte e idealizador do Afro-Polis Pierre-Christophe e o artista contemporâneo camaronês Barthelemy Toguo | FOTO: Divulgação/Fidalgo Produções

O modelo inglês Jean-Sebastien Pougnand, a estilista americana Loza Maleombho, o artista plástico camaronês Barthelemy Toguo, entre outros, participaram como palestrantes no evento, que ainda contou com estandes com as mais novas coleções de grifes e estilistas africanos e afro-europeus apresentando seus últimos trabalhos. O público conferiu também o melhor da gastronomiade países como Serra-Leoa e Camarões, através da cozinha exclusiva da chef camaronesa Murielle Gam.

Houve um bate-papo sobre os rumos da moda africana e da presença do afrodescendente no mundo fashion. A editora-chefe da cultuada Vogue Italia, Franca Sozanni, a top model Liya Kebede e o lendário músico Tony Allen compareceram ao evento. A Raça Brasil esteve presente e conferiu de perto os 15 dias de festa do Afro-Polis!

Quer ver essa e outras matérias da revista? Compre esta edição número 184.

Comentários

Comentários