Morre a Chef Angélica Moreira do Ajeum da Diáspora
Morreu, nesta segunda-feira (6) em Salvador, a chef de cozinha e escritora Angélica Moreira. Ela era idealizadora do projeto de etno-gastronomia Ajeum da Diáspora – Cozinha de resistência, onde celebrava a cozinha ancestral africana. A causa da morte não foi divulgada. Angélica tinha 62 anos.
Em 2021, ela lançou o livro “Memórias da Cozinha Ancestral”, onde falava sobre os saberes e fazeres da etno-gastronomia baiana, onde retrata histórias da infância e os vínculos afetivos familiares. Ativista e professora, Angélica foi responsável por diversas oficinas gratuitas sobre gastronomia africana na Bahia, e em outros estados.
Em 2017, Angélica recebeu em seu restaurante a filósofas e ativista estadunidense Angela Davis. A Casa do Benin, local onde a chef realizou diversas oficiais gastronômicas divulgou nota onde lamenta a morte de Angélica.
“Nós da Casa do Benin tivemos a grande honra de dividir sabedorias, afetos, cheiros, risadas e conquistas com a grande mestra Angélica Moreira. Agora, dividimos também a tristeza e a dor de perder essa mulher importantíssima. Somos muito gratos por todos os momentos que compartilhamos. Estendemos nossos pêsames à toda sua família e amigos.”
O cantor e compositor Carlinhos Brown também lamentou a morte da chef.
Em nota divulgada na imprensa, ele também lamenta a morte de Vó Flor, que comandava a Associação Beneficente Vó Flor, no bairro da Ribeira, e também morreu nesta segunda.
“Perdemos duas grandes guias matriarcas, semeadoras de belezas ancestrais e acolhimentos verdadeiros que sempre fizeram pulsar mais vida em nós, diante das injustiças desse nosso mundo de aprendizados ofertados a uma humanidade caminhante e buscadora de melhores momentos: Vó Flor, com seu imenso coração jardineiro, e Angélica Moreira, que fez do seu Ajeum da Diáspora ambiente de encontros e magias”, disse.
A cantora e dançarina Nara Couto e o Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá Bahia também lamentaram a morte de Angélica em publicações nas redes sociais. A chef será enterrada nesta terça-feira, mas ainda não há informações sobre local e horário.
Fonte: G1