Morre Alceu Colares, primeiro e um dos poucos negros a se eleger governador no Brasil

“Colares era um exemplo de que como nós negros podemos chegar onde chegar lugar quando temos oportunidades “ ressalta nosso CEO Maurício Pestana que conheceu o ex governador no final dos anos de 1980.

Alceu de Deus Collares nasceu em 12 de setembro de 1927, na cidade de Bagé, Rio Grande do Sul, estado de minoria negra.

Trabalhou como quitandeiro, distribuidor de jornais, carregador e estafeta dos Correios e Telegráfos antes de se tornar bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1958.¹

Sua carreira política iniciou-se ainda na graduação de Direito, quando se filiou ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e elegeu-se vereador de Porto Alegre em 1962. Após o golpe militar de 1964, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e foi reeleito vereador em 1968. Collares foi eleito deputado federal em 1970, recebendo 120 mil votos, e reeleito em 1974.

Como deputado federal, Collares foi vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e vice-líder do MDB. Ele foi um forte crítico do governo militar, especialmente em relação ao seu modelo econômico elitista e concentrador de renda. Collares também defendeu a abertura política do regime e eleições diretas para a presidência da República.

Em 1985, Collares foi eleito prefeito de Porto Alegre, derrotando Francisco Machado Carrion. Em 1990, ele se tornou o primeiro governador negro do Rio Grande do Sul, após vencer o segundo turno contra Nélson Marchezan. Durante seu mandato.

Após deixar o governo em 1995, Collares voltou à política em 1998, sendo eleito deputado federal e reeleito em 2002. Ele também concorreu à prefeitura de Porto Alegre em 2000 e ao governo do estado em 2006, mas não obteve sucesso. Em 2008, Collares tornou-se conselheiro no Conselho de Administração da hidrelétrica Itaipu Binacional.

Collares foi um político que se destacou por sua luta contra a ditadura militar e por suas políticas em favor dos trabalhadores. Ele também foi um defensor dos direitos dos negros e uma figura importante na história política do Rio Grande do Sul.

Infelizmente, Alceu Collares faleceu neste natal aos 97 anos, deixando um legado importante na política brasileira.

Comentários

Comentários

About Author /

jornalista CEO e presidente do Conselho editorial da revista RAÇA Brasil, analista das áreas de Diversidade e inclusão do jornal da CNN e colunista da revista IstoÉ Dinheiro

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?