Revista Raça Brasil

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Carro de polícia

Morte violenta de homem negro exibe símbolo secular de opressão

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Rachel Quintiliano

Editora do Portal Raça. Jornalista e escritora com quase 30 anos de experiência, tanto na comunicação corporativa quanto da imprensa, especialmente imprensa negra. Autora do livro ‘Negra percepção: sobre mim e nós na pandemia’. É responsável por planejar os conteúdos do portal, assegurando a linha editorial e estratégia narrativa do grupo RAÇA.

Mais uma vez, os jornais de todo mundo estampam reportagens sobre a morte violenta de um homem negro e norte-americano, depois de uma abordagem policial e ascende o debate sobre a violência racial e policial.

Em vídeos divulgados nos últimos dias, são exibidas cenas com alto teor de violência, capturadas por câmeras de segurança de rua e também acopladas nos uniformes dos policiais. Rendido, Tyre Nichols, de 29 anos, foi espancado por um grupo de policiais negros. A violência foi tamanha, que o jovem morreu, alguns dias depois, em um hospital.

Desta vez, assim como acontece com frequência no Brasil, os agressores eram pessoas negras. Os desinformados, então, podem estar se perguntando ou rapidamente respondendo, que sendo a vítima e os agressores pessoas negras, não se poderia apontar a presença do racismo no fatídico evento.

O racismo deve ser evidenciado, sim, na análise deste caso, porque é uma ideologia extremamente útil para a manutenção das estruturas equivocadas de poder. A polícia, enquanto sistema, serve a isso.

A farda transforma os agentes de segurança, que operam individualmente ou em grupo, em protetores desse sistema, sem questionar ou refletir sobre o que de fato isso significa. Tal fenômeno faz com que policiais negros, com frequência, como se tem notado, incorporem personagens perversos, que desumanizam a si mesmos e suas vítimas, revelando assim, a figura do “capitão-no-mato”, um símbolo secular da opressão.

Não há dúvida sobre a necessidade de observar a morte violenta de Tyre Nichols, tendo como contexto o racismo. 

Crédito da imagem: Foto de Andrea Ferrario 

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