MOVER e Descomplica lançam curso de tecnologia gratuito exclusivo para pessoas negras
As inscrições começam hoje, 24 de outubro; ao todo serão 3 mil vagas.
O MOVER (Movimento pela Equidade Racial), que nasceu da junção de empresas que assumiram o compromisso público de atuar de forma conjunta e propositiva no combate ao racismo estrutural, e a Descomplica, edtech brasileira de ensino à distância, lançam hoje dia 24 de outubro, um curso de formação na área de tecnologia exclusivo para pessoas negras. Serão disponibilizadas 3 mil vagas para bolsas de estudo com foco em Desenvolvimento Web, Arquitetura e Fundamentos de Redes de Computadores.
De acordo com um estudo realizado pela PretaLab, em parceria com a ThoughtWorks, aproximadamente 32% das equipes de tecnologia não têm pessoas negras em sua composição.
“Sabemos que a tecnologia é um dos segmentos que mais crescem no mundo e um dos mais competitivos do mercado. Por isso, queremos, através dessa parceria, construir pontes que facilitem o acesso de pessoas negras contribuindo para promover a diversidade e a inclusão dentro e fora das organizações”, declara Luciene Malta, gerente de Projetos Sociais do Movimento.
A iniciativa foi idealizada a partir de uma pesquisa da BRASSCOM (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), que afirma que mesmo considerando a previsão de abertura de 158 mil vagas por ano na área de T.I, mais de 100 mil ainda não serão preenchidas. Uma das razões para essa lacuna é a falta de mão de obra qualificada no mercado.
Utilizando a metodologia inovadora e acessível Descomplica, com aulas leves e didáticas, o curso terá duração de 15 semanas. A formação requer apenas 10 horas semanais, o que possibilita aos alunos adaptar as aulas às suas rotinas. Entre as matérias, estão Coaching e planejamento de carreira; Organização e produtividade remota; Arquitetura de computadores e Rede de computadores. As primeiras, de soft skills, objetivam formar profissionais prontos para o dia a dia do trabalho e as necessidades do mercado atual. Além disso, as turmas terão acesso a comunidade e tutoria via Discord ou Telegram, e receberão o certificado de conclusão ao final do curso.
“Nós precisamos olhar para o todo, não apenas para o gap na área. É importante que haja um equilíbrio nas contratações e que façamos nossa parte na profissionalização e inclusão de perfis diversos nos mercados”, afirma Bety Tichauer, diretora de Expansão da Descomplica.
Para se inscrever, basta acessar o site e preencher um formulário com dados cadastrais e um teste de personalidade, que priorizará as pessoas que tenham resiliência e disponibilidade. As inscrições recebidas passarão por uma triagem que selecionará os alunos que irão ganhar o curso. As inscrições vão até dia 24/11.
Serviço
Formação Tech
Vagas: 3 mil
Data de abertura para inscrições: 24 de outubro de 2022
Data de encerramento: 24/11
Inscrições pelo Link: https://parceiros.descomplica.com.br/mover
Sobre o MOVER:
O Movimento pela Equidade Racial (MOVER) é atualmente composto por 47 empresas: Alcoa, Aliansce Sonae, Ambev, Americanas S.A., Arcos Dorados-McDonald’s, Atento, Bain & Company, BRF, Cargill, Coca-Cola Brasil, Colgate-Palmolive, CSN, Danone, Descomplica, DHL Supply Chain, Diageo, Disney, EF, General Mills, Gerdau, GPA, Grupo Carrefour Brasil, Heineken, JBS, Kellogg, Klabin, Kraft Heinz, L’Oréal Brasil, Lojas Renner, Magalu, Manserv, Marfrig, MARS, Michelin, Mondelëz International, Moove, Nestlé, PepsiCo, Petz, RD – Raia Drogasil, Sodexo, Tenda Atacado,UnitedHealth Group, Vale, Via e 3M e XP Inc. O Manifesto que originou o Movimento e informações detalhadas sobre as três frentes da iniciativa estão disponíveis no hot site do MOVER.
Sobre a Descomplica:
Fundada em 2011, a Descomplica tem como missão democratizar o acesso à educação em diversas fases da vida. A empresa atua com aulas 100% online e oferece cursos preparatórios para Enem e vestibulares. Por meio da Descomplica Faculdade Digital, são oferecidos cursos de graduação e pós-graduação focados no aumento da empregabilidade dos jovens e na modernização do mercado de trabalho. Unindo o entretenimento à educação e apostando na pedagogia digital de qualidade, a edtech alcança 5 milhões de usuários por mês em todas as plataformas. Além disso, conta com o método Hyperlink que está presente desde a construção das aulas até o sucesso final do aluno, através de uma experiência flexível, descomplicada, divertida, inovadora e muito tecnológica. Em 2020, foi anunciada como uma das “Tech Pioneers” do Fórum Econômico Mundial, um reconhecimento global a companhias baseadas em tecnologias que estejam entre o estágio inicial e o de crescimento. Foi duas vezes destaque nos anos de 2020 e 2022 no ranking 100 Startups to Watch, que leva em consideração startups inovadoras, altamente escaláveis e que merecem a atenção de investidores, aceleradoras, governos e grandes empresas. Recentemente, recebeu o selo Great Place to Work (GPTW), como a 10ª Melhor Empresa para Trabalhar no Rio de Janeiro na categoria médias empresas. Também foi eleita pela Fast Company em 2021 como a empresa mais inovadora pela segunda vez.