MOVER reúne lideranças para alinhamento de metas
Lideranças de 47 associadas ao Movimento pela Equidade Racial – MOVER, entre as quais algumas das maiores empresas do Brasil, como Ambev, Nestlé, L´Oréal, Vale e Coca-Cola, se reuniram presencialmente pela primeira vez na segunda-feira, 27, no auditório da L´Oréal, no Centro do Rio de Janeiro, na região conhecida como Pequena África, onde fica também a sede do MOVER, para participar do 1o Fórum Presencial de Líderes.
Durante o encontro, cerca de 100 lideranças reafirmaram seu compromisso com a redução das desigualdades no ambiente corporativo e na sociedade em geral, avaliaram os avanços obtidos em relação às 10 diretrizes criadas para alinhamento das empresas às metas e propostas do MOVER e traçaram planos de ação para o segundo semestre deste ano.
Entre as ações previstas para este período, estão treinamentos voltados a profissionais de RH e Marketing das associadas com foco em processos de recrutamento e desenvolvimento mais inclusivos. Os treinamentos serão realizados em julho e agosto, envolvendo mais de 800 profissionais. Outra iniciativa, prevista para setembro, é o lançamento do Coletivo MOVER, um projeto-piloto de capacitação e conexão com o mercado de trabalho para 5.000 jovens negros.
Mais sobre o evento
O 1º Fórum Presencial de Líderes marcou também a comemoração de um ano do Manifesto que deu origem ao lançamento do MOVER. No Manifesto, as empresas assumem o compromisso público de trabalhar de forma propositiva e colaborativa como agentes de transformação na agenda da equidade racial, trilhando uma jornada coletiva de combate ao racismo estrutural existente no país.
Da programação do evento, fez parte ainda o debate “Papo Aberto” entre as lideranças das empresas associadas e cinco convidados. Entre eles, Caroline Sodré, líder de Diversidade e Inclusão na Farm Rio e apresentadora do Preto a Porter no UOL, que mediou os debates; Juliana Kaiser, diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Rio) e da Trilhas de Impacto; Maiko Pinheiro, sócio da Pan African Vision e Head de Negócios no Templo.cc; a advogada Renata Westminster Shaw, sócia-fundadora da Westminster Shaw; e a empresária Dida Nascimento, criadora do Dida Bar e Restaurante, com receitas de inspiração afro-brasileira.
Outro ponto alto da agenda foi a visita dos participantes do Fórum à região conhecida como “Pequena África”, que compõe o Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana. Em grupos coordenados pelo professor e historiador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Flávio Cardoso, os líderes fizeram uma visita guiada a locais como a Pedra do Sal, o Cais do Valongo e o Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos.
Foto: Luiz Rodrigues