Museu Afro Brasil traz novas exposições em sua reabertura
São duas mostras, uma contando a história do samba paulistano e outra trazendo o olhar sobre os espaços físicos e sociaispela ótica de dois artistas baianos. Perto de completar 20 anos de o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, aparelho da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo reinaugura com novas exposições, uma delas “Tributo a Emanoel Araujo”, além de Wagner Celestino: Caminhos do Samba” e “Entre Linhas: Aurelino dos Santos e Rommulo Vieira Conceição”.
A exposição “Tributo a Emanoel Araujo” está alocada na recepção do térreo e tem novas peças que serão agregadas ao programa ‘Singular Plural’, que é dedicado às exposições temporárias e a acessibilidade do acervo. O destaque são as reproduções táteis de obras do artista e fundador do Museu Afro Brasil, Emanoel Araujo. Outra novidade é a audiodescrição do vídeo do acervo que será disponibilizado a todos.
O tradicional samba paulistano é homenageado na mostra “Wagner Celestino: Caminhos do Samba”. Wagner @wagnercelestino_fotos é um experiente fotógrafo e com uma visão diferenciada, traz a partir de imagens, lendas da história do samba, como Seu Carlão do Peruche, Xangô da Vila Maria e Seu Nenê da Vila Matilde. Além de fotografias juntam-se a esse acerto biografias dos celebrados. Essa exposição está posicionada na área externa, sob a marquise do museu.
O térreo do museu ainda divide espaço com a exposição de Aurelino dos Santos e Rommulo Vieira Conceição – “Entre Linhas”. Essa mostra traz a conversa desses dois artistas de Salvador sobre os espaços físicos e sociais que os rodeiam. O artista Rommulo Vieira Conceição @rommulo_vieira_conceicao apresenta duas esculturas que transformam objetos do cotidiano em criações que incitam os limites entre o externo e o interno. Já Aurelino dos Santos, com suas 28 pinturas exploram o complexo urbano soteropolitano, propondo uma reordenação ao sistema urbanístico caótico através de elementos do dia a dia em cores vibrantes.
O público terá a oportunidade de vivenciar exposições significativas, com artistas que focam na história e no conhecimento e que marcam a reabertura desse organismo cultural em São Paulo. Obras emblemáticas à altura do que representa ao Museu Afro Brasil Emanoel Araujo. E a Revista Raça Brasil apoia todas as iniciativas que promovam a cultura e as artes no país.
Por Sabrina Andrea @sabrandrea
Foto/Divulgação: @museuafrobrasilemanoelaraujo
SERVIÇO / EXPOSIÇÕES:
– Tributo a Emanoel Araujo – Local: Recepção – Térreo
– Wagner Celestino: Caminhos do Samba – Local: Marquise
– Entre Linhas: Aurelino dos Santos e Rommulo Vieira Conceição – Local: Térreo
Endereço do Museu: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 10 – São Paulo – SP
Data e horário: Início 06 de julho de 2024, sempre a partir das 11
Funcionamento: terça a domingo, 10h às 17h (permanência até às 18h)
Ingresso: R$15 (meia entrada = R$7,50)
Entrada: Gratuita às quartas-feiras
Estacionamento (Parque Ibirapuera): Pago
Acessos para automóveis: Portões 3 e 7