“Não consigo respirar” Homem negro morre após abordagem policial nos EUA
Um homem negro morreu em Ohio, nos Estados Unidos, após ser detido por policiais. Algemado e com as mãos atrás das costas, Frank Tyson, de 53 anos, foi imobilizado no chão e chegou a dizer repetidas vezes a frase: “não consigo respirar”. O caso, que ocorreu na quinta-feira da semana passada num bar de veteranos de guerra, foi divulgado nesta semana, depois que imagens da câmera corporal de um dos agentes envolvidos foram divulgadas pelo Departamento de Polícia de Canton.
No vídeo, a polícia responde à cena de um acidente de carro. Quando se aproximam, os agentes veem um poste derrubado e um veículo vazio com a porta do lado do motorista aberta e um airbag acionado. Em seguida, um homem passa numa van e diz à polícia que o responsável está em um bar naquela rua. Os agentes, então, se dirigem ao estabelecimento e, dentro do local, uma mulher pede que eles retirem Tyson de lá. Ele, por sua vez, derruba um banco do bar e diz para chamarem o xerife.
Os policiais, identificados como Beau Schoenegge e Camden Burch, tentam deter Tyson, que diz: “Estão tentando me matar”. Uma vez algemado, um dos oficiais parece colocar o joelho em cima do corpo do homem, que passa a repetir que não consegue respirar. O policial pede que ele se acalme e pare de lutar, e Tyson responde, mais uma vez: “Não consigo respirar, você está no meu pescoço”. Ao todo, conforme a NBC, o agente ficou com o joelho em Tyson por cerca de 30 segundos.
Pouco depois de o policial sair de cima dele, o homem diz novamente que não consegue respirar, e alguém responde: “Você está bem. Cale a boca”. Tyson fica imóvel por mais de 5 minutos, e os policiais conversam com as pessoas no local. Em dado momento, um agente diz: “Eu sempre quis estar em uma briga de bar, não sei se isso conta”. Quando eles voltam a atenção para Tyson, perguntam se ele se acalmou e se está respirando. Um policial verifica o pulso dele e realiza compressões torácicas.