O jornalista uruguaio Carlos Javier Moreira Echague foi afastado por tempo indeterminado após proferir insultos racistas contra torcedores do Internacional. As injúrias acontecerem depois do gol de empate feito pelo volante Fernando Reges, do Internacional, contra o Nacional-URU durante a partida da Sul-Americana no Beira-Rio ocorrida nesta terça-feira (23/4).
Durante a transmissão, Moreira Echague fez comentários racistas em resposta aos protestos da torcida colorada, e foi punido tanto pelo Comenbol quanto pelo canal Pasión Tricolor, para o qual trabalhava. O canal emitiu um pedido de desculpas público e anunciou o afastamento do narrador das transmissões.
Um torcedor uruguaio também foi preso em flagrante após ser filmado imitando um macaco em direção à torcida do Internacional. O homem, de 29 anos, foi detido e encaminhado às autoridades para os procedimentos legais necessários.
A escalada de episódios de racismo em competições de clubes sul-americanos tem trazido à tona a necessidade de medidas disciplinares mais rígidas e campanhas de conscientização nos torneios da Conmebol.