Negro sim, desde criancinha

POR> Cauê Ranzeiro e Camila Torres César

[EDIÇÃO 219]

Como criar crianças negras?

Quais as referências para a construção de sua autoestima e identidade? Mesmo com todas as dificuldades impostas pela sociedade a pessoas negras, poderemos garantir uma vida de plenitude para os nossos pequenos? Essas perguntas martelam nossa mente e coração quando nos preparamos para a chegada de uma criança.

Devemos optar a cada dia por formar seres humanos conscientes e, ao mesmo tempo, livres para fazer planos e sonhar. Para essa construção é preciso conectar nossas crianças com toda a beleza, força e sabedoria ancestrais que elas carregam.

Uma das formas de fazer isso é permitir que elas se olhem no espelho e vejam esses valores refletidos em sua imagem.

A moda inspirada na negritude e na África apresenta às crianças sua cultura e contribui para a construção do orgulho e afirmação de sua identidade. Estampas cheias de cores vivas, formas, animais e plantas demonstram o quanto a abundância, alegria, conexão com a natureza e diversidade são valores negros.

Familiarizar uma criança a se vestir com roupas que expressem tais referências é cobri-la com um manto mágico de beleza, poder e realeza, o que permite às crianças enxergarem em si mesmas um dos nossos maiores valores: a Negritude. Ao a rmar e valorizar sua identidade negra, elas se empoderam e se orgulham de quem são.

Queremos meninas e meninos que saibam seu valor, o valor da cultura afrobrasileira, da sua comunidade e, acima de tudo, o valor de seus afetos. Elogie o cabelo, os traços, a cor da pele, a personalidade e a inteligência dos pequenos. Se a maneira de vestir diz sobre quem somos, vamos vestir nossas crianças com a beleza da negritude!

Foto: Jorge Luiz Garcia – MODELO VESTE: CONJUNTO: ÓPERA KIDS

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?