Para conquistarmos novas oportunidades profissionais, além de possuir as características, formação e capacitação exigidas para o cargo almejado, é de grande importância o fortalecimento de nosso networking (rede de contatos). Em minhas palestras e aulas costumo fazer algumas analogias para facilitar a compreensão do público com relação ao tema ao qual estou abordando. Pergunto a eles se conseguimos um namorado ou namorada sem nos comunicarmos ou estabelecer elos de amizades, seja presencial ou via web. Brinco dizendo que ainda não conheço nenhuma empresa que chegue, bata na porta de sua casa e pergunte:

- Empregador: Por favor, é aqui que mora Amarildo Nogueira?

- Candidato: Sim é aqui. Sou eu mesmo!

- Empregador: Lemos o seu pensamento e sabemos do seu desejo em obter sucesso profissional. Aqui está o endereço da empresa, o salário e tudo mais que você sempre desejou para sua vida profissional. Siga em frente e sucesso!

Quem dera se fosse tão fácil assim!

Nos anos 70, era bem mais fácil, as pessoas passavam em frente às empresas e conseguiam visualizar nas placas as vagas oferecidas e em alguns casos começavam a trabalhar no dia seguinte, quando não no mesmo dia.  Nos anos 80 as pessoas começaram a elaborar o currículo como forma de apresentação profissional, entregando nas empresas e para conhecidos que entregavam nas empresas onde trabalhavam. Nos anos 90, com a chegada da internet, as empresas começaram a solicitar que o currículo fosse preenchido através de seu site para análise conforme as vagas oferecidas.  De 2010 até os dias de hoje o que está sendo cada vez mais utilizado são as indicações, por este motivo o fortalecimento do networking vem sendo cada vez mais preciosa, pois são as pessoas que conhecemos no decorrer de nossas vidas que proporcionam estas oportunidades.

Destaco aqui 4 dicas de grande importância e relevância para estabelecer um bom networking e conquistar oportunidades pessoais e profissionais em sua vida. São elas:

  • Pessoas importantes: Tenha em sua lista de contatos pessoas que são importantes, tanto para sua vida pessoal quanto profissional. As pessoas passam por nossas vidas e na maioria das vezes só nos lembramos de quem está próximo naquele momento, podemos nos esquecer de alguém que também foi de importância em algum momento de nossas vidas, mas que não estando próximo nos esquecemos dela. O importante é sempre que puder passar uma mensagem ou ligar, para assim não cair no esquecimento e criar uma proximidade;
  • Lista de contatos: Monte uma planilha ou lista de contatos no celular contendo os dados principais de seus contatos (nome, número do celular ou telefone, e-mail, empresa em que trabalha e data de aniversário), de todas as pessoas importantes que passaram por sua vida e que lhe conheça. Este procedimento é de grande valia quando buscamos oportunidades profissionais;
  • Aproximação de contatos: Cuidado para não ser visto como “o mala” (aquela pessoa inconveniente e chata). Este tipo de visão, por parte das pessoas, pode por tudo a perder! Seja simpático, procure estar sempre bem vestido, ouça com atenção, mantenha sempre um cartão de visitas para sua apresentação. Acompanhe o perfil da pessoa em redes sociais, caso não tenha procure outra forma de conhecer melhor o perfil de seu contato. Lembre-se: “Você tem uma primeira única oportunidade para causar uma primeira boa impressão”;
  • Mantenha os contatos: Ligue, passe uma mensagem pelo celular ou passe e-mail, mesmo que seja para dar um oi, este tipo de atitude faz com que as pessoas se sintam importantes e se lembrem de você. Não faça como a maioria das pessoas, que só entram em contato quando precisam de alguma coisa. É importante sempre ter em mente que: “Só é lembrado quem se faz lembrar”.

 

O networking é algo de grande valia, que deve ser realizado com naturalidade. Analise a sua postura, repense como você está hoje e onde deseja chegar, reveja as pessoas que conhece, pois além disto para grandes oportunidades precisamos de três coisas:

  • Estarmos preparados para as oportunidades;
  • Estarmos no lugar certo na hora certa;
  • Conhecermos pessoas que nos proporcionem oportunidades.

Concluindo este artigo deixo esta mensagem.

“Ação sem visão é um simples passatempo.

Visão sem ação, não passa de um sonho.

Somente visão com ação pode transformar o seu mundo”. Joel Backer

 

Grande abraço e sucesso!!!

Amarildo Nogueira

Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos, MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Business and Management International Professional pela University of California (Irvine-EUA). É Consultor empresarial e autor do livro Logística Empresarial: uma visão local com pensamento globalizado. Ministra Palestras e Treinamentos em todo Brasil, onde já desenvolveu e capacitou mais de 60.000 pessoas.

 

*Este artigo reflete as opiniões do autor. A Revista Raça não se responsabiliza e não pode ser responsabilizada pelos conceitos ou opiniões de nossos colunistas

Comentários

Comentários