O CORRE de Jup do Bairro

Por: Isadora Santos

Há 28 anos no corre, a multiartista e ativista Jup do Bairro transita por diferentes ritmos e ganha espaço namúsica independente com performances transgressoras.

Quem ainda não se sentiu inspirado pela letra de “Pelo amor de Deize”, música que Jup do Bairro interpreta ao lado de Deize Tigrona, ou não entendeu “All you need is love”, gravada em parceria com Linn da Quebrada e RicoDalasam, não percebeu a dimensão do universo que a multiartista apresenta nas letras das músicas do seu primeiro EP, Corpo Sem Juízo, lançado em 2020 e realizado através de uma campanha de financiamento coletivo.

A cantora começou a compor aos 13 anos como forma de expressar suas emoções, mas sem grandes pretensões: “fui uma criança muito introspectiva, escrever me ajudava a materializar o que eu estava sentindo, pensar em meu corpo, minha mente e também de fugir um pouco da realidade”, afirma. 

Aos 15, seus textos se tornaram poesia, fanzine e música. Foi trabalhando na produção do Sarau do Valo, no extremo sul de São Paulo, durante uma passagem para troca de setlist em uma batalha de rimas, que Jup começou a ler um de seus textos e a gravação desse momento viralizou nas redes sociais o que a colocou em evidência e lhe rendeu apresentações no centro da cidade e em edições da Virada Cultural Paulista.

Por volta de 2012, estava preparada para lançar seu primeiro trabalho solo quando o produtor com quem teve um desentendimento na época deletou o disco. Pouco tempo depois, Jup convidou Linn da Quebrada, de quem já era amiga, para uma apresentação e durante o show a química entre as duas favoreceu o início da parceria.

Com Corpo Sem Juízo, Jup consolidou sua carreira, alcançando mais de um milhão de streams no Spotify eentrou para lista dos Melhores Clipes Independentes no final de 2020 pelo site Hits Perdidos, especializado em jornalismo musical com o clipe da faixa Luta por Mim, gravada em parceria com o cantor e compositor Mulambo.


Para continuar lendo faça sua assinatura digital e tenha todo o conteúdo da edição 227. Clique aqui.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?