Documentário registra, com riqueza de detalhes, o surgimento do Partido dos Panteras Negras para Autodefesa
Hoje, 02 de setembro, às 19h, o documentário “Panteras Negras: vanguarda da revolução” (The Black Panthers: Vanguard of the Revolution), será exibido, online e gratuitamente.
A pressão só aumentava e o povo, de diferentes maneiras, se organizava para alterar a ordem social e fazer valer seus direitos e o Partido Panteras Negras se colocava com uma resposta inovadora e ousada de resistência.
É exatamente esse cenário que o filme busca capturar por meio de uma grande quantidade de entrevistas tanto com ex-lideranças quanto com anônimos, além de endereçar as contradições e complexidades do partido, que nasce em um cenário de violações constantes de direitos.
A exibição do filme acontece no âmbito da mostra Insurreição!, que começou em 27 de agosto e vai até 5 de setembro e apresenta filmes produzidos ao longo de seis décadas no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Argélia, Cuba e Gana, divididos em três eixos temáticos ou campos de resistência à opressão: Não Me Curvarei!, Formas de Existir Negro e Nem Tudo Cabe na Representatividade.
Jornalista com experiência em gestão, relações públicas e promoção da equidade de gênero e raça. Trabalhou na imprensa, governo, sociedade civil, iniciativa privada e organismos internacionais. Está a frente do canal "Negra Percepção" no YouTube e é autora do livro 'Negra percepção: sobre mim e nós na pandemia'.