Exposição do Museu Afro Brasil homenageia o negro no futebol brasileiro. Confira os detalhes

 

TEXTO: David Pereira | Ilustrações: Miécio Caffé/Divulgação

o_negro_no_futebol_brasileiro2_1

Já imaginou o que seria do futebol brasileiro sem a participação do negro? Fica difícil pensar na seleção pentacampeã do Brasil sem nomes como Pelé, Garrincha, Didi e Djalma Santos, não é? Celebrando a memória de craques afrodescendentes, o Museu Afro Brasil apresenta a exposição "O Negro no Futebol Brasileiro - A arte e os artistas".

Por meio de fotos, caricaturas, gravuras, esculturas e instalações temáticas, a mostra reconta a história do futebol reconhecendo a importância do esporte na formação nacional do brasileiro.

Outro destaque da exposição fica por conta das máscaras africanas com temática futebolística criadas pelo artista plástico Aston. O artista também contribui com a instalação denominada "Stadium" que fará parte do acervo permanente do museu.

Além dos jogadores, a mostra homenageia o jornalista e escritor Mário Filho, autor do livro "O Negro no Futebol Brasileiro" e um dos grandes nomes da imprensa esportiva.

Os visitantes têm até o dia 10 de agosto para aproveitar e conhecer mais sobre o futebol brasileiro. O Museu Afro Brasil fica em São Paulo, dentro do Parque Ibirapuera e a entrada é gratuita.

Informações sobre o museu:

Local: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n

Parque Ibirapuera - Portão 10

São Paulo / SP - 04094 050

Fone: 55 11 3320-8900

www.museuafrobrasil.org.br

O funcionamento do museu é de terça-feira a domingo, das 10 às 17hs, Com permanência até às 18hs.

Na última quinta-feira de cada mês, o horário de funcionamento será estendido até às 21hs, para atendimento noturno ao público visitante.

o_negro_no_futebol_brasileiro

Veja mais matérias comprando a Revista Raça Brasil.

 

Comentários

Comentários