Uma análise contundente e inédita sobre como o racismo estruturou a reorganização do trabalho após a escravidão e influenciou profundamente a história econômica brasileira. Este é o tema central do aguardado livro “Um Retrato Fiel da Bahia: sociedade-racismo-economia”, do doutor em Economia e vereador de Salvador, Silvio Humberto.
Fruto de mais de vinte anos de pesquisa e reflexão crítica, o livro de Silvio Humberto explora as complexas relações entre raça e economia na Bahia, revelando como as elites locais perpetuaram a supremacia racial e de classe no período pós-abolição. Ao dar voz à resistência e às estratégias de sobrevivência da população negra, detalhadas no capítulo “Negros em Movimento”, a obra lança novo olhar sobre a formação socioeconômica do estado e do país.
A escolha do título, inspirado na emblemática canção de Riachão, conecta a profundidade da análise acadêmica com a rica cultura popular baiana. A obra conta com a apresentação do professor Luiz Fernando Saraiva (UFF) e prefácio de Walter Fraga Filho (UFRB), ambos destacando a relevância e o rigor da pesquisa para os estudos sobre escravidão, pós-abolição e relações raciais no Brasil.
Sobre o autor:
Silvio Humberto é um intelectual com vasta experiência acadêmica e militância antirracista de quase quatro décadas. Sua trajetória como professor da UEFS e sua atuação como vereador de Salvador, defendendo políticas de igualdade racial, conferem a ele uma perspectiva única e relevante sobre o tema abordado no livro. Sua fundação e presidência de honra do Instituto Cultural Steve Biko reforçam seu compromisso com a luta antirracista e a promoção da educação para jovens negros. Sílvio Humberto tem atuação pioneira na política de ações afirmativas/sistema de cotas, tendo atuação antes mesmo de se tornar lei nas instituições universitárias.