‘Ocupação Maria Bethânia’ – A Exposição
O Instituto Itaú Cultural fará uma grande homenagem a Maria Bethânia, uma das maiores intérpretes da música popular brasileira e que faz parte da cultura do país. A exposição ‘Ocupação Maria Bethânia’ retrata as inúmeras fases da vida e carreira da cantora, através de 100 fotografias aproximadamente, vídeo-instalação que trazem depoimentos próprios e de pessoas próximas, em seus sessenta anos de carreira. A curadoria da exposição são de Galiana Brasil, Gestora no Itaú Cultural e de Bia Lessa.
Considerada a rainha da música brasileira, ganhou uma exposição à altura, com um circuito imersivo, no qual o público terá contato com as histórias e vivências de Bethânia, como: Santo Amaro (cidade da Bahia onde nasceu), sua família (ela filha de Dona Canô, irmã de Caetano Veloso e de mais seis irmãos), as festividades do mês de fevereiro (religiosas e o Carnaval), a natureza (e seus pés descalços em contato com a energia da mãe terra) e suas palavras (com suas poesias, músicas e interpretação).
Esta será a 62ª ocupação Itaú Cultural, na qual os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais a fundo “a menina dos olhos de Oyá”. Haverá também shows de Roberto Mendes e Moreno Veloso em uma área em sintonia com a exposição. As apresentações serão sexta e sábado, às 20h e às 19h no domingo.
A exposição ocupa o piso térreo e o primeiro andar do Instituto e destaca-se pelo lado literário, poético da cantora e suas relações com autores renomados como Clarice Lispector, Fernando Pessoa e Vinícius de Moraes. A curadora Bia Lessa explica que Maria Bethânia tomou gosto pelas palavras e pela linguagem, transformando isso em uma das coisas mais importantes da vida dela. A voz de Maria Bethânia é marcante, encanta e emociona a todos, seja cantando ou recitando poesias. Não percam!
Por Sabrina Andrea @sabrandrea
Foto/Divulgação: @itaucultural
Serviço:
Exposição: ‘Ocupação Maria Bethânia’ @mariabethaniaoficial
Onde: Itaú Cultural – Av. Paulista, 149 – Bela Vista – São Paulo – SP
Quando: Até 09/junho/24 – Terça a sábado, das 11h às 20h. Domingos e feriados, das 11h às 19h
Entrada: Gratuita
Acesso de cadeirantes, piso tátil e tradução em Libras
Classificação: Livre
Obs.: Conteúdo da exposição disponível no site do IC (Itaú Cultural), trazendo vídeos e materiais exclusivos dedicados à artista.