Oprah Winfrey: uma das melhores pensadoras capitalistas neoliberais do mundo

Oprah é atraente porque suas histórias escondem o papel das estruturas políticas, econômicas e sociais em nossas vidas. Eles tornam o sonho americano parecendo possível

Oprah Winfrey, uma história particular é repetido várias vezes. Quando Oprah tinha 17 anos, ganhou o Miss Fire Prevention Contest em Nashville, Tennessee. Até aquele ano, cada vencedor tinha uma crina de cabelo vermelho, mas a Oprah seria um trocador de jogos.

O concurso foi o primeiro de muitos sucessos para a Oprah. Ela ganhou inúmeros Emmys, foi nomeada para um Oscar e aparece em listas como as 100 Pessoas mais influentes do Time. Em 2013, foi premiada com a Medalha Presidencial da Liberdade. Ela fundou o Oprah Book Club, que muitas vezes é creditado com a revitalização do interesse dos americanos em ler. Sua generosidade e espírito filantrópico são lendários.

Oprah tem legiões de fãs obsessivos e dedicados que escrevem suas cartas e seguem-na para banheiros públicos. Oprah aproveita seu amor: “Eu sei que as pessoas realmente, realmente, realmente me amam, me amam.” E ela os ama de volta. É parte de sua “chamada superior”. Ela acredita que ela foi colocada nesta terra para levantar as pessoas, para ajudá-los a “viver sua melhor vida”. Ela encoraja as pessoas a se amar, acreditar em si mesmas e seguir seus sonhos.

Oprah é um dos novos grupos de narradores de elite que apresentam soluções práticas para os problemas da sociedade que podem ser encontrados dentro da lógica das estruturas de produção e consumo existentes. Eles promovem soluções baseadas no mercado para os problemas de poder corporativo, tecnologia, divisões de gênero, degradação ambiental, alienação e desigualdade.

A popularidade de Oprah decorre em parte de sua mensagem de empatia, apoio e amor em uma sociedade cada vez mais estressante e alienante. Três décadas de empresas que reestruturaram suas operações, eliminando empregos (por meio de destruição, tecnologia e terceirização) e desmantelar o trabalho organizado e o Estado de bem-estar social deixaram os trabalhadores em situação extremamente precária.

Hoje, os novos empregados da classe trabalhadora são principalmente empregos de serviço com baixos salários, e as vantagens que uma vez acompanharam os trabalhos de colarinho branco do meio-da-estrada desapareceram. O trabalho contingente flexível, orientado a projetos, tornou-se a norma, permitindo que as empresas agilize seus requisitos para todos os trabalhadores, exceto aqueles que estão no topo. Enquanto isso, os custos da educação, da habitação, da assistência à infância e dos cuidados de saúde aumentaram, tornando ainda mais difícil para os indivíduos e as famílias superar, não importa prosperar.

Neste clima de estresse e incerteza, Oprah nos conta as histórias de sua vida para nos ajudar a entender nossos sentimentos, lidar com dificuldades e melhorar nossas vidas. Ela apresenta sua jornada pessoal e metamorfose da pobre menina no Mississippi rural para o profeta bilionário como modelo para superar a adversidade e encontrar “uma vida doce”.

O relato biográfico da Oprah foi gerenciado, revisado e maltratado no olhar público por 30 anos. Ela usou sua inteligência e inteligência precoce para canalizar a dor do abuso e da pobreza para construir um império. Ela estava na televisão aos 19 anos e teve seu próprio show dentro de uma década.

O movimento feminista da década de 1970 abriu a porta para a esfera doméstica e privada, e o show entrou em uma década depois, lançando novas bases como espaço público para discutir problemas pessoais que afetam os americanos, particularmente as mulheres. Oprah abordou tópicos (divórcio, depressão, alcoolismo, abuso infantil, adultério, incesto) que nunca antes foram discutidos com tanta franqueza e empatia na televisão.

A evolução do show ao longo das décadas refletiu a evolução da própria vida da Oprah. Nos seus primeiros anos, o programa seguiu um “modelo de recuperação” no qual convidados e espectadores foram encorajados a superar seus problemas através da construção de auto-estima e aprender a se amar.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apresenta a jornalista Oprah Winfrey com a Medalha Presidencial da Liberdade. Fotografia: Mandel Ngan / AFP / Getty Images

Mas, à medida que o imitador mostra e as críticas à “conversa no lixo” aumentaram no início da década de 1990, a Oprah mudou o formato do show. Em 1994, Oprah declarou que acabou com “vitimização” e negatividade: “É hora de passar de” Nós somos disfuncionais “para” O que vamos fazer sobre isso? “. Oprah creditou sua decisão para o seu próprio Evolução pessoal: “As pessoas devem crescer e mudar” ou “se esquivarão” e “suas almas vão encolher”.

Em uma aparição em Larry King Live, Oprah reconheceu que ela havia se preocupado com a mensagem de seu show e então decidiu embarcar em uma nova missão “levantar as pessoas”. Temas de espiritualidade e empoderamento temas deslocados de patologia pessoal. Para a Oprah, a transformação foi total: “Hoje eu tento fazer bem e estar bem com todos os que eu encontro ou encontro. Eu me certifico de usar minha vida por aquela que pode ser de boa vontade. Sim, isso me trouxe uma grande riqueza. Mais importante, me fortificou espiritualmente e emocionalmente”.

Um fluxo de gurus de auto-ajuda passou algum tempo no palco da Oprah durante a última década e meia, todos com a mesma mensagem. Você tem escolhas na vida. As condições externas não determinam sua vida. Você faz. Está tudo dentro de você, na sua cabeça, em seus desejos e desejos. Os pensamentos são o destino, então pensar pensamentos positivos permitirá que coisas positivas aconteçam.

Quando as coisas ruins acontecem conosco, é porque estamos atraindo-os para nós com pensamentos e comportamentos insalubre. “Não reclame sobre o que você não tem. Use o que você tem. Fazer menos do que o melhor é um pecado. Cada um de nós tem o poder da grandeza porque a grandeza é determinada pelo serviço – para você e para os outros. “Se ouvimos aquele” sussurro “silencioso e ajuste nosso” GPS interno, moral e emocional “, nós também podemos aprender o segredo do sucesso.

Janice Peck, em seu trabalho como professor de jornalismo e estudos de comunicação, estudou a Oprah há anos. Ela argumenta que, para entender o fenômeno da Oprah, devemos retornar às idéias rodando em torno da Idade Gilded. Peck vê fortes paralelismos no movimento de cura mental da Idade Gilded e no empreendimento em evolução da Oprah na New Gilded Age, a era do neoliberalismo. Ela argumenta que o empreendimento da Oprah reforça o foco neoliberal em si mesmo: o “empreendimento” da Oprah é um conjunto de práticas ideológicas que ajudam a legitimar um mundo de crescente desigualdade e possibilidades encolhidas, promovendo e incorporando uma configuração de auto-compatível com esse mundo “.

Nada capta esse conjunto de práticas ideológicas melhor que O Magazine, cujo objetivo é “ajudar as mulheres a verem todas as experiências e desafios como uma oportunidade de crescer e descobrir o melhor de si mesmos. Para convencer as mulheres de que o objetivo real é tornar-se cada vez mais quem são realmente. Para abraçar a vida deles. “O Magazine, implicitamente, e às vezes explicitamente, identifica uma série de problemas no capitalismo neoliberal e sugere maneiras para os leitores se adaptarem para mitigar ou superar esses problemas.

Seu trabalho de mesa de 60 horas por semana faz suas dores nas costas e deixa você emocionalmente exausto e estressado? Claro que sim. Estudos mostram que a “morte por trabalho de escritório” é real: as pessoas que se sentam em uma mesa durante todo o dia são mais propensas a ser obesas, deprimidas ou simplesmente mortas por motivos não discerníveis. Mas você pode aborrecer esses efeitos e melhorar o seu bem-estar com essas estratégias aprovadas pela O: Torne-se mais um “pensador fora da caixa” porque as pessoas criativas são mais saudáveis. Traga fotos, cartazes e “figurinhas kitschy” para decorar seu espaço de trabalho: “Você se sentirá menos emocionalmente exausto e reduzirá o burnout”. Anote três coisas positivas que ocorreram durante o dia do trabalho todas as noites antes de sair do escritório para “reduzir o estresse e a física dor do trabalho “.

Em dezembro de 2013, O dedicou toda a questão à ansiedade e à preocupação. A questão “conquista a vida de ansiedades e apreensões”, um sujeito apto, com níveis crescentes de ansiedade em todo o espectro da idade.

Na questão, os biblioterapeutas Ella Berthoud e Susan Elderkin apresentam uma lista de livros para os ansiosos, prescrevendo-os em vez de uma “viagem à farmácia”. Sentindo-se claustrofóbico porque você é muito pobre para sair da casa de seus pais? Leia Little House on the Prairie. Sentir-se estressado porque seu projeto atual no trabalho está terminando e você não tem outro alinhado? Leia The Man Who Plantted Trees. Preocupado com o facto de não poder pagar o aluguel porque acabou de perder o seu emprego? Leia The Wind-Up Bird Chronicles. “Em vez de se sentir deprimido, siga o herói principal Toru Okada, que, enquanto está desempregada, embarca em uma fantástica jornada libertadora que muda a maneira como ele pensa”.

Oprah reconhece a omnipresença de ansiedade e alienação em nossa sociedade. Mas, ao invés de examinar a base econômica ou política desses sentimentos, ela nos aconselha a aproximar nosso olhar e reconfigurar-nos para se tornar mais adaptável aos caprichos e aos estresses do momento neoliberal.

Oprah é atraente precisamente porque suas histórias escondem o papel das estruturas políticas, econômicas e sociais. Ao fazê-lo, eles fazem o sonho americano parecer possível. Se nos solucionarmos, podemos alcançar nossos objetivos. Para algumas pessoas, o sonho americano é alcançável, mas para entender as chances de todos, precisamos olhar desapaixonadamente sobre os fatores que moldam o sucesso.

Oprah Winfrey gesticula durante a gravação de “Oprah’s Surprise Spectacular” em Chicago 17 de maio de 2011. Fotografia: John Gress / Reuters

A atual encarnação da narrativa dos Sonhos americanos sustenta que, se você adquirir o capital cultural (habilidades e educação) e capital social suficientes (conexões, acesso a redes), você poderá traduzir esse capital em capital econômico (dinheiro) e felicidade. O capital cultural e o capital social são vistos como lá para a tomada (particularmente com os avanços na tecnologia da internet), de modo que os únicos ingredientes necessários adicionais são arrancar, paixão e persistência – todos os atributos que alegadamente vêm de dentro de nós.

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O sonho americano baseia-se no pressuposto de que, se você trabalhar duro, a oportunidade econômica se apresentará e a estabilidade financeira seguirá, mas o papel do capital cultural e social em pavimentar o caminho para a riqueza e a realização, ou bloqueá-lo, pode ser apenas tão importante quanto o capital econômico. Algumas pessoas podem traduzir suas habilidades, conhecimentos e conexões em oportunidades econômicas e estabilidade financeira, e outras não são – porque suas habilidades, conhecimentos e conexões também não funcionam, ou não podem adquiri-las Em primeiro lugar porque são muito pobres.

Hoje, a centralidade do capital social e cultural é obscurecida (às vezes deliberadamente), como demonstrado na mensagem implícita e explícita de Oprah e seus colegas ideológicos. Nas suas histórias, e em muitos outros como eles, o capital cultural e social é fácil de adquirir. Eles nos dizem para obter uma educação. Muito pobre? Faça um curso on-line. Vá para a Academia Khan. Eles nos dizem para conhecer pessoas, construir nossa rede. Não tem membros da família conectados? Junte-se ao LinkedIn.

É simples. Qualquer um pode se tornar qualquer coisa. Não há distinção entre a qualidade e a produtividade do capital social e cultural das diferentes pessoas. Estamos construindo nossas habilidades. Todos somos redes.

Esta é uma ficção. Se a totalidade ou a maioria das formas de capital social e cultural fossem igualmente valiosas e acessíveis, devemos ver os efeitos disso no aumento da mobilidade ascendente e da riqueza criadas de novo por novas pessoas em cada geração, em vez de passadas e expandidas de uma geração para outra. Os dados não demonstram essa mobilidade ascendente.

Os EUA, em uma amostra de 13 países ricos, são os mais altos em desigualdade e os mais baixos na mobilidade geradora intergeracional. A riqueza não é ganhada fresca em cada nova geração por go-getters. É transmitido, preservado e expandido através de leis fiscais generosas e a transmissão assídua de capital social e cultural.

A maneira como a Oprah nos diz para superar tudo e perceber nossos sonhos é sempre nos adaptar ao mundo em mudança, não para mudar o mundo em que vivemos. Exigimos pouco ou nada do sistema, do aparelho coletivo de pessoas poderosas e instituições. Nós apenas fazemos exigências de nós mesmos.

Nós somos os assuntos neoliberais perfeitos, despolitizados e complacentes.

E ainda não somos. A popularidade das estratégias para aliviar a alienação recai sobre o nosso desejo profundo e coletivo de significado e criatividade. O crítico literário e o teórico político Fredric Jameson diriam que as histórias de Oprah, e outras como elas, são capazes de “gerenciar nossos desejos” apenas porque atraem fantasias profundas sobre como queremos viver nossas vidas. Afinal, é o que é a narrativa dos sonhos americanos – não necessariamente uma descrição da vida vivida, mas uma visão de como a vida deve ser vivida.

Quando as histórias que gerem nossos desejos rompem suas promessas uma e outra vez, as próprias histórias tornam-se combustível para a mudança e abrem um espaço para histórias novas e radicais. Essas novas histórias devem apresentar demandas coletivas que proporcionem uma perspectiva crítica sobre os limites reais ao sucesso em nossa sociedade e promovam uma visão da vida que satisfaça o desejo de auto-realização.

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