Organizações de mulheres negras unem forças com audiovisual para potencializar pré-candidaturas femininas

O projeto “Estamos Prontas”, do Instituto Marielle Franco e Mulheres Negras Decidem, tem vídeo de chamada realizado pela Kilomba Produções.

Na luta contra a impunidade e em defesa do direito à participação política, as mulheres negras têm feito do audiovisual um importante aliado. Um exemplo disso é o vídeo produzido pela Kilomba Produções para o projeto “Estamos Prontas”, uma iniciativa do Instituto Marielle Franco e do movimento “Mulheres Negras Decidem” que visa apoiar pré-candidaturas estaduais para as eleições deste ano. 

A chamada para participação no projeto, lançada nas redes sociais e sites das organizações envolvidas, conta com imagens da própria Marielle, de parlamentares como Erika Hilton e Erica Malunguinho, bem como de mulheres negras em marcha contra o racismo e pelo bem-viver. 

A direção e o roteiro do vídeo são de Natara Ney, integrante da Kilomba Produções. A inspiração da cineasta foi o trabalho do artista visual Yhuri Cruz, que ressignificou a imagem de Anastácia, uma mulher de ascendência africana que nasceu em Minas Gerais e viveu escravizada em meados do Século XVIII .

“Este trabalho nasceu da parceria, de uma escuta atenta, de conversas calorosas, nasceu de ventres negros, nasceu de uma vontade imensa de gritar, estamos prontas, sempre estivemos”, conta Natara Ney.

“Quando vi o rosto dela sem máscara, foi como se de mim também tivesse sido tirada uma mordaça. Pensei em quantas mulheres estão, neste momento, sendo silenciadas, proibidas de se expressar em sua total capacidade. A proposta do Instituto Marielle Franco é colocar um megafone para estas vozes dizerem bem alto o que pensam.”

A trilha sonora original do vídeo é do grupo Dembaia, formado por mulheres negras. A locução traz a voz e a força de Anielle Franco, diretora-executiva do instituto e irmã de Marielle Franco. 

Erika Candido, diretora executiva e de produção do vídeo do projeto “Estamos Prontas” e também integrante da Kilomba Produções, destaca que dos 12 profissionais envolvidos nesse trabalho, oito são mulheres negras e, dois, homens negros. 

Mais uma prova de que o audiovisual liderado por realizadoras pretas está alinhado e tem muito a contribuir para a construção de uma nova agenda política, liderada pelas descendentes de Anastácia, Dandara e Akotirene.

Confira o vídeo na plataforma “Estamos Prontas” e no Youtube: 

https://www.estamosprontas.org/

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?