Revista Raça Brasil

Compartilhe

Perfil de Douglas Silvas se desculpa por fala do ator sobre gesto de Lina ‘mandinga’

Ator disse que Lina havia feito ‘mandinga’ para Pedro Scooby ao dar trança para o surfista

Durante uma conversa na manhã de segunda-feira (28), Douglas Silva disse a Pedro Scooby que Lina havia feito ‘mandinga’ ao dar uma trança para o surfista. A fala do ator gerou uma série de críticas na internet e ele foi acusado de ter cometido intolerância religiosa.

Nas redes sociais, a equipe de Lina publicou um pronunciamento em seu perfil oficial que falava sobre respeito e explicava o significado de dar o fio de trança a alguém, afirmando que se trata de um gesto afetivo: “Eu respeito o seu amém, você respeita o meu axé? Lina é uma mulher de candomblé. Lina é uma mulher de fé, Lina é uma mulher de asè, Lina é uma mulher de candomblé”, dizia o comunicado.

No post, a equipe da cantora indicou a leitura do texto de Daniela Yabata, “Um pouco de história: mandinga”, para que as pessoas entendam do que se trata o termo, para que não utilizem de maneira pejorativa. “No nosso país, “mandinga” é, muitas vezes, interpretada como parte dos rituais tradicionais de matriz africana, como algo ruim ou negativo. O uso inadequado do termo pode ser compreendido como racismo religioso, visto que somos pedagogizados na intolerância religiosa”, explicava o texto.

No Twitter, os administradores da conta de Douglas Silva se manifestaram, compartilhando uma nota em que pedem desculpas pelo ocorrido. “Pedimos desculpas a todos os praticantes e cultuadores das religiões de matrizes africanas e para toda a ancestralidade pela fala equivocada do mesmo ao se referir a um presente que Pedro Scooby recebeu de Lina. Estendemos o pedido de desculpas à participante e sua família, por qualquer constrangimento gerado pela situação. Enfatizamos ainda a importância do respeito para com todas as religiões e a prática da tolerância”, dizia a publicação.

Publicidade

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?