Podcast conta a história de pessoas que foram presas injustamente
“Prove Sua Inocência” é fruto da parceria entre a Ponte Jornalismo e a Fundação Heinrich Böll
Estreia no dia 15, a primeira temporada do podcast “Prove Sua Inocência”. A partir das histórias de pessoas que foram vítimas de condenações e prisões sem prova, a produção traz debates sobre abusos conhecidos pelos chamados aparelhos repressivos do Estado, como as polícias, o Ministério Público, o Judiciário e o sistema prisional.
Os seis episódios da primeira temporada apresenta uma linha narrativa com depoimentos dessas vítimas – todos homens negros e periféricos – e análises de especialistas como as advogadas criminalistas Dora Cavalcanti, do Innocence Project Brasil, e Priscila Pamela dos Santos, do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), e o tenente coronel aposentado da PM paulista e mestre em direitos humanos Adilson Paes de Souza, que se aliam ao trabalho de apuração jornalística, conduzido pela jornalista Maria Teresa Cruz, também apresentadora de “Prove Sua Inocência” .
“A nossa proposta, com esse podcast, é expor os vieses e as injustiças cometidas pelo sistema de Justiça”, conta Antonio Junião, co-fundador da Ponte Jornalismo e co-idealizador do “Prove Sua Inocência”. “Queremos alcançar um público mais amplo, que, muitas vezes, não está habituado a debater esses temas e que tem, na maioria das vezes, o populismo penal dos veículos de mídia sensacionalista como referência no debate sobre segurança pública. Esse projeto alia o rigor do jornalismo investigativo a uma linguagem emocionante e atraente”, finaliza.