Polícia investiga agressões e insultos racistas contra homem negro em via pública de SC: ‘aguentar essa macacada’

Vídeos mostram homem cercado e sendo jogado ao chão por suspeitos na frente de casa de shows em Tubarão.

A Polícia Civil de Tubarão, no Sul catarinense, investiga como injúria racial e lesão corporal uma série de agressões sofridas por um homem negro em via pública, na frente a uma casa de festas.

A vítima diz que foi cercada por integrantes de um grupo de motoqueiros, identificados através de jaquetas, e depois jogado ao chão e ferido. Ele também conta que ouviu insultos racistas.

“Atravessei a rua e fui em direção ao meu carro, aí um deles falou que: ‘agora a gente tem que aguentar essa macacada’. Começaram a me xingar e eu questionando. Saiu um amigo meu que viu eles me xingando e foi lá e me tirou. Depois continuaram a insultar e vieram para cima”, relatou André Lúcio Lima, que trabalha como gerente de frota.

As agressões ocorridas na madrugada de 20 de maio foram filmadas por pessoas que estavam próximas ao local. As imagens, inclusive, foram usadas pela polícia para identificar três dos quatro agressores.

“Um sentimento de revolta e por ter a minha imagem vinculada com violência, desrespeito, racismo”, lamentou a vítima.

Até o momento, o caso segue sendo investigado. Os nomes dos suspeitos não foram informados, por isso, o g1 não teve como localizar a defesa deles.

O clube de motoqueiros dos quais eles usavam jaquetas no momento da agressão respondeu, em nota, “que é contra agressão e o que foi feito, prega a igualdade e afastou as pessoas do grupo até a conclusão do fato”.Para a defesa de André, o registro em vídeos das agressões, apesar das imagens fortes, vai ajudar na investigação e que o caso não caia no esquecimento.

“Se não houvesse o vídeo, seria difícil a Justiça condenar essas pessoas pelo crime de racismo. O vídeo serve como uma prova fundamental para mostrar o que aconteceu naquele dia: agressão, perseguição e covardia”, completa o advogado Thulio Martins Fernandes.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?