Por pouco mais de um ano, fiquei atrás do balcão atendendo inúmeras pessoas, vendendo produtos e dando muitas, muitas dicas. Nesse período, verifiquei que a principal queixa de quem tinha cabelo crespo, era a ausência de brilho.

Era realmente muito difícil explicar que o cabelo crespo, mesmo bem cuidado, aparado e sem química não brilha na mesma intensidade que o cabelo liso. A curvatura dos fios cacheados e crespos impede que a luz seja refletida com facilidade, mas, isso não significa que o cabelo seja descuidado.

Na verdade, por vezes, a indústria da beleza reforça uma ideia equivocada de que cabelo saudável e bonito é aquele que brilha. Infelizmente esse tipo de afirmativa, no caso brasileiro, sem dúvida é carregada de preconceito e racismo. Passíveis disso, muita gente segue passando todo tipo de silicone discriminadamente no cabelo, fritando os fios no sol, sem agentes protetores.

O brilho natural do cabelo cacheado e crespo existe. É menos intenso do que o do cabelo liso, mas, basta um pouquinho de paciência e doses elevadas de condicionador e óleos vegetais para ele aparecer.

O meu cabelo é crespo tipo 4A e, como já disse aqui na coluna, adoro fazer tintura. Costumo mudar radicalmente de visual, ao menos duas vezes ao ano. Então, meu cabelo sempre está desgastado, precisando de reconstrução e nutrição e quando brilha, eu corro para fazer uma foto. Mas, nesses longos anos sem alisamentos, descobri que dois produtinhos deixam meus cachinhos com mais brilho: gel e óleo de lavanda.

Hoje existe uma variedade de géis específicos para cabelo crespo e cacheado. Eu confesso, que demorei um bom tempo para acreditar que poderia usar gel no meu cabelo. Agora, ele faz parte da minha rotina. Dou preferência para os produtos livres de derivados de petróleo e de álcool. Amo os que têm babosa e linhaça na composição – às vezes, faço meu próprio gel de linhaça. Em breve compartilho minha receitinha caseira com vocês.

Outro produto indispensável aqui em casa é o óleo de lavanda. Tenho sempre um borrifador com água e algumas gotinhas de óleo (para cada 300ml de água, acrescento 3 gotas de óleo essencial de lavanda). De manhã dou algumas borrifadas e voilà ... além de contribuir com a limpeza, ajuda ativar os cachos e dá um brilho extra de aspecto bem natural.

Rachel Quintiliano

Jornalista, pós-graduada em comunicação e saúde, consultora na área de comunicação, planejamento e sistematização com foco em saúde, gênero e raça e empreendedora do ramo de cosméticos.

 

 

Comentários

Comentários