Prática do Feedback: essencial para boa gestão

O feedback é considerado uma das ferramentas mais poderosas para proporcionar o crescimento e desenvolvimento humano. Em uma organização sua aplicação tem como objetivo orientar os funcionários e proporcionar maior assertividade em seus trabalhos. Ainda em algumas empresas as pessoas o enxergam como um puxão de orelha. No entanto, esta ferramenta proporciona a oportunidade de reflexão de uma postura positiva ou negativa diante de uma determinada situação, mas sempre construtiva. O seu objetivo principal é reforçar as qualidades, encontrar formas de lidar com os pontos de melhoria e contribuir para o crescimento profissional e pessoal do colaborador.

Feedback é um processo que DEVE ajudar para mudanças de comportamento, aumento de criatividade, produtividade e melhorias de desempenho para o desenvolvimento pessoal.

O processo de feedback produz retornos e consequências. Desses resultados, podemos evidenciar a importância de sua aplicação. O retorno diz respeito aos reflexos do aprendizado que essa ferramenta proporciona quanto a conscientização do funcionário sobre suas ações. Ele saberá exatamente quais pontos precisa mudar e quais precisam de melhorias. Já a consequência, está ligada à motivação do colaborador em desempenhar um bom trabalho a partir observações construtivas que recebeu, porque se sentirá reconhecido pelo que faz.

Quando o feedback é negativo, o colaborador será orientado a aplicar as mudanças necessárias porque entenderá que seus superiores estão acompanhando as suas tarefas e se importam com seu desenvolvimento. Essa orientação também é importante para construir uma relação de confiança e apoio mútuo, além de promover as mudanças positivas e desenvolvimento contínuo da empresa.

Para a boa realização de um processo de feedback são necessários três itens de grande importância:

  • Descrição do Fato: relatar o que aconteceu, possibilitando assim uma reflexão inicial para a conversa;
  • Exemplificação (o que deve ser realizado):  Após a descrição do fato o responsável pela realização do feedback deve destacar, de forma clara e objetiva, qual a postura que espera da pessoa que está recebendo feedback. Importante destacar que para um bom processo de feedback não podemos focar a pessoa, mas sim a ocorrência;
  • Construir Plano de Ação (como o funcionário deve agir para corrigir): O responsável pela realização do feedback em conjunto com o funcionário, estabelecem um compromisso e ações de melhoria contínua. Estas ações de melhoria deverão ser acompanhadas e direcionadas pelo responsável pela realização do feedback.

Para estabelecer uma cultura de feedback é necessário que a empresa tenha uma gestão que proporcione a credibilidade e engajamento dos funcionários.  O processo de feedback quando aplicado corretamente, possui a potencialidade de maximizar resultados positivos e reverter resultados negativos. Saber fornecer e receber feedbacks é uma arte que diferencia em larga escala aqueles que desejam se aprimorar.

Grande abraço e sucesso!

 

Amarildo Nogueira

Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos, MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Business and Management International Professional pela University of California (Irvine-EUA). É Consultor empresarial e autor do livro Logística Empresarial: uma visão local com pensamento globalizado. Ministra Palestras e Treinamentos em todo Brasil, onde já desenvolveu e capacitou mais de 60.000 pessoas.

*Este artigo reflete as opiniões do autor. A Revista Raça não se responsabiliza e não pode ser responsabilizada pelos conceitos ou opiniões de nossos colunistas

 

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Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos, MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Business and Management International Professional pela University of California (Irvine-EUA). É Consultor empresarial e autor do livro Logística Empresarial: uma visão local com pensamento globalizado. Ministra Palestras e Treinamentos em todo Brasil, onde já desenvolveu e capacitou mais de 60.000 pessoas.

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