Praticas para se ter a sabedoria de como Delegar!
Delegar ou não delegar eis a questão. Esta é a grande dúvida de boa parte das pessoas que são responsáveis por delegar atividades. Delegar é o ato de transferir para outro (delegado) a autoridade e a responsabilidade para a execução de uma tarefa, de responsabilidade afinal do delegante. É também:
- Abrir mão do êxito pessoal em função do êxito do grupo;
- Obter satisfação em fazer os outros fazerem e não em executar diretamente;
- Abrir mão do poder;
- Assumir riscos;
- Aceitar erros;
- Ganhar tempo para coisas mais importante.
- As principais razões pelas quais devemos delegar são:
- Desenvolver aptidões específicas dos subordinados;
- Treinar subordinados;
- Motivar subordinados;
- Aumentar o grau de iniciativa dos subordinados;
- Aumentar a criatividade e inovação à partir das contribuições dos subordinados;
- Ter tempo para a execução de atividades mais importantes.
Geralmente nos deparamos com alguns questionamentos que são importantes e que devemos saber responder antes de delegarmos, são eles:
- Como delegar se não confiamos?
- Como os subordinados ganham confiança se não delegamos?
- O sucesso da equipe ameaça mais do que seu fracasso?
- O subordinado está tentando evitar receber delegação?
Antes de delegar devemos estar atentos a alguns itens e importância para garantir que a atividade será bem realizada. Dentre eles destacamos os seguintes:
- Quais são os subordinados que pedem uma maior participação;
- Quais os que têm habilidades de liderança;
- Quais os que possuem a maior iniciativa;
- Quais os que assumem riscos.
- Antes de delegar devemos:
- Analisar as tarefas;
- Decidir o que pode ser delegado;
- Planejar o que pode ser delegado;
- Planejar a delegação (tarefas, limites e prazos);
- Selecionar o delegado;
- Ato de delegar(efetivamente);
- Controlar o que foi delegado.
Ninguém pode assumir ou aceitar a responsabilidade de outra pessoa pelo desempenho de um dever. Delegar a responsabilidade a uma outra pessoa não exime alguém de sua responsabilidade quando à autoridade pela execução de tarefas é delegada para níveis organizacionais mais baixos.
É importante ressaltar que a autoridade flui em sentido descente, ao passo que a responsabilidade flui em sentido ascendente.
Grande abraço e sucesso!