Precisamos falar sobre colorismo e enaltecer a beleza negra
Diversidade e multiplicidade são elementos que compõe a negritude desde o início. Quando nossos ancestrais africanos foram forçadamente aportados no Brasil, toda variedade de culturas, corpos e identidades e etnias trazidas com eles foi reduzida pelo colonizador branco à condição de escravidão.
No Brasil, que ainda hoje é estruturado pelo racismo, persiste a ideia de que o fenótipo de pessoas brancas é o ideal de beleza a ser alcançado e valorizado. Por isso, quanto mais clara a pele, mais liso o cabelo, mais fino os traços, menos preconceito racial essa pessoa sofrerá.
O colorismo é justamente isso, o tratamento diferenciado em razão do tom da pele e traços físicos. Trata-se de um mecanismo perverso, pois além de incentivar pessoas negras a tentar apagar suas marcas de negritude para serem mais bem aceitas socialmente, segrega e cria a ilusão de inserção da população negra nos espaços, enquanto mantém a exclusão de pessoa de pele escura.
Quando falamos de beleza a partir de nós mesmas, devemos nos desprender da narrativa convencional e pensar na pluralidade de cada tom de pele, cada tipo de cabelo, de corpo, de traços. Reconhecer o belo em nossa diversidade não é futilidade, é uma forma de enfrentamento, empoderamento e liberdade para sermos o que somos.
Hoje, as marcas estão atentas às mudanças e fazem produtos específicos para o nosso tom de pele. Amamos! Para celebrar mais essa conquista e reconhecimento da mulher preta, preparamos para você este lindo editorial em parceria com a agência de modelos Models Black, com vários tons de pele negra com dicas de maquiagem para você colocar para fora a rainha que já é por dentro!
Créditos
Maria Julia Usa: Pele: Base Natura Una (cor 31N e 32Q32C); Pó compacto Natura Una (cor Nude me 27N); Blush Natura Una (cor Uva Matte ); Iluminador Natura Una (cor Marmorizado); Olhos: Caneta Delineadora Fenty Beauty ( Navy ir Die); Máscara para cílios Avon ( No Limits Intense); Boca: Baton Avon Matte Hydramatic ( cor Rosa Rose)
Milena Carolina usa Pele: base Make B. O Boticário (cor 310 e 330 ); Corretivo Mac Studio fix (cor A21); Blush Natura Una (cor Uva Matte ); Iluminador Natura Una (cor Marmorizado); Olhos: Sombra Powder Kiss Eye Shadow (cor Faal in Love); Máscara para cílios Avon ( No Limits Intense); Boca: Baton Avon Matte Hydramatic ( cor Roxo Suave)
Nayara Gonçalves usa Pele: Base compacta 3 em 1 Avon (cor 310) ; Corretivo Mac Studio Fix (cor A21); Pó compacto Natura Una (cor Nude me 31N); Blush Natura Una (cor Uva Matte ); Iluminador Natura Una (cor Marmorizado); Olhos: Blush e Baton cremoso Avon (cor Framboesa); Máscara para cílios Avon ( No Limits Intense); Boca: Baton Avon Matte Hydramatic ( cor Vermelho Icônico)
Pâmela Cristina usa Pele: Base compacta 3 em 1 Avon (cor 320); Corretivo Power Stay Avon (cor 415Q); Pó compacto Natura Una (cor Nude me 31N); Blush Natura Una (cor Uva Matte ); Iluminador Natura Una (cor Marmorizado); Olhos: Sombra líquida Make B. O Boticário (cor Rosa atraente); Máscara para cílios Avon ( No Limits Intense); Boca: Baton Avon Matte Hydramatic ( cor Malva Marsala)
Meninas usam Pele: Base compacta 3 em 1 Avon (cor 320); Corretivo Power Stay Avon (cor 415Q); Pó compacto Natura Una (cor Nude me 31N); Blush Natura Una (cor Uva Matte ); Iluminador Natura Una (cor Marmorizado); Olhos: Sombra Mac (cor Chrome Yellow) e Sombra Lápis para Olhos Collor Trend Avon (cor Amarelo Vibrante); Máscara para cílios Avon ( No Limits Intense); Boca: Baton Avon Matte Hydramatic ( cor Nude Irresistível )
Ficha técnica
Modelos: Agência de Modelos Models Black ( @agenciamodelsblack)
Modelos: Pamela , Milena ,Nayara , Maria Julia.
Fotógrafo: Jorge Luiz Garcia (@jorgeluizgarcia_)
Editoria de Moda : Ana Paula Fernandes(@anapauladks)
Maquiador: Royce Beenson (@RoyceBeensonBeauty)
Maquiadora: Silvia Perez: (@silviapmaquiagem )
Hair: Salão Preta Brasileira ( @pretabrasileira )
Coordenadora de pautas: Antônia Biazzi ( @antoniadebiazzi )
Gerente de marketing: Cláudia Siqueira ( @claudias_rpemkt )
Direção criativa: Carolina Souza (@cayhhsouza)
Produção executiva: Paulo Henrique Albuquerque ( @pauloybrasil )