Leci Brandão com parcerias cria o Prêmio Dra. Theodosina Ribeiro

 

Texto: Redação | Foto: Vagner Campos | Adaptação web Sara Loup

Theodosina Ribeiro | Foto: Vagner Campos

Theodosina Ribeiro | Foto: Vagner Campos

 

A Assembleia Legislativa de São Paulo realizou a primeira edição do Prêmio Dra. Theodosina Ribeiro. O prêmio é uma iniciativa da deputada Leci Brandão (PCdoB) em parceria com as entidades Elas por Elas, Vozes e ações das mulheres, Geledés, Instituto da Mulher Nezra, e Unaccam, União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama.

O objetivo é reconhecer ações de mulheres cujos trabalhos  impactam e influenciam decisivamente a vida de inúmeras mulheres dos grupos vulneráveis e, consequentemente, de toda a sociedade.Formada em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de Mogi das Cruzes,Theodosina Rosário Ribeiro foi a primeira vereadora negra da Câmara Municipal de São Paulo, sendo eleita em 1970 coma segunda maior votação daquele pleito.

Em 1974, foi eleita a primeira deputada negra da Assembleia Legislativa do Estado,onde ocupou também o cargo de vice presidente.Hoje, Theodosina se tornou uma referência para negras e negros,deixando um legado de políticas e ações voltadas à sociedade civil brasileira.

 

Quer ver esta e outras colunas e matérias da revista? Compre esta edição número 178

Comentários

Comentários