Primeiro humorista negro a ter um especial de humor

Nascido e criado no subúrbio do Rio, Yuri faz história com o especial “Ledo Engano”

“O que me fez escolher a comédia foi o meu sonho. O fato de eu ter uma família engraçada e ter crescido no meio de gente muito bem humorada, como as minhas tias e os meus primos, despertou em mim o desejo de me profissionalizar para trabalhar com isso”, revela Yuri Marçal, 28, que se consagra como o primeiro humorista negro na América Latina a ter um especial na Netflix, o “Ledo Engano”, que estreia quinta-feira (2). Cria da comunidade da Carobinha em Campo Grande, na Zona Norte, do Rio de Janeiro, hoje, aquele menino cercado por inúmeros dilemas enfrentados numa comunidade, é um dos grandes nomes da comédia pelo Brasil e agora da América Latina e do mundo. 

“Eu poderia dizer que é uma honra, e realmente é. Mas é uma consequência positiva e uma responsabilidade gigante, porque tem uma galera se sentindo representada. Não só pela minha cor e etnia, mas por toda jornada que carrego onde as pessoas vão se identificar e rir dessas histórias. Eu trabalhei demais para isso e é uma consequência desse reconhecimento mesmo. Era o caminho, eu ter um especial de comédia e, que bom, que vai para uma plataforma para o mundo inteiro. Espero que tenha muitas visualizações e um feedback muito positivo. Tem tanto tempo que estou  trabalhando nesse projeto, pensando em cada linha, piada. Vai ser polêmico”, ressaltou o humorista. 

Talento que vem do subúrbio carioca e que ganha o mundo cada vez mais, quem está acostumado a dar boas gargalhadas através dele não imagina o quão tímido ele é. Filho de uma mãe solo – e – de santo, bastante rígida, que sempre cobrava de si o compromisso com os estudos, Yuri cresceu sabendo a importância da educação na transformação social na vida de um jovem negro periférico. 

Mas, afinal, o que ajudou Yuri a ficar um pouco mais desinibido ao longo do tempo?

O amor, a união e a comédia, é claro, vindas dos seus familiares. “Estar com eles sempre foi um grande espetáculo. E, agora, que me tornei pai, me vejo ainda mais amoroso. Venho até falando sobre isso nos meus shows”, disse Yuri que, foi criado por mulheres fortes que sempre se desdobraram pela sua trajetória. 

Apaixonado pela comédia e pelo audiovisual, aos 15 anos de idade o humorista já pesquisava no YouTube por tudo aquilo que prendia sua atenção: atores, programas e tudo mais que dizem respeito a arte de fazer rir. Tempos depois, cursando Direito e trabalhando no Tribunal de Justiça do estado, após ouvir muitas opiniões de que deveria, de fato, enveredar no humor, Yuri se inscreveu numa escola de atores que abria na época. “Lembro-me que estavam rolando os testes para o ingresso nesse curso. Decidi ir numa sexta-feira para realizar a primeira fase e, na segunda-feira da semana seguinte, fiz a segunda. Dois dias depois saiu o resultado da minha aprovação. Fiquei sem acreditar, pois muitos dos participantes já tinham uma certa experiência em produções como novelas, por exemplo”, contou ele, que posteriormente, logo começou a trabalhar com stand up. 

Yuri também conta com um público cativo nas redes sociais

Através delas, durante os últimos dois anos de pandemia de Covid-19 ele trabalhou, principalmente, via stories, ferramenta bastante utilizada para interagir com quem curte os seus trabalhos.

“Minha história com as redes sociais é uma loucura, porque o humor que gosto de fazer é o cara a cara, ao vivo. Claro que, como ator, gosto de atuar no cinema, nas plataformas. Mas nas redes sociais, assim como nos meus stand ups, a autoria é minha, embora eu precise ser mais pontual”, salientou. 

E, se engana, quem acha que o humorista só sabe fazer as pessoas sorrirem. Pai de dois filhos, candomblecista, lutador de Jiu-jitsu e jogador de futebol nas horas vagas, Yuri tem uma rotina agitada e sem tempo para a ociosidade. Quando não está viajando, gravando ou trabalhando em prol de um projeto, está sempre ocupado com o que faz seu coração bater ainda mais forte. 

É tudo vivência dele

Humorista crítico, Yuri tira muitas vezes das suas próprias dores e vivências, piadas para causar discussões sérias sobre igualdade e respeito na sociedade. “Para mim é como é para todos, dentro das suas peculiaridades. Mas é como ser um médico, porteiro, recepcionista preto. Só que dentro da comédia eu tenho uma voz e levo essas narrativas para o palco, porque, infelizmente, também pertencem ao meu cotidiano”, pontuou.

Entusiasta e criativo, sobre os próximos projetos ele afirma. “Quero trabalhar cada vez mais, fazendo com que as pessoas me enxerguem de forma sempre muito positiva mesmo. Que os meus orixás me façam viver por muitos anos para realizar tudo o que ainda almejo. Nem todos da minha família tiveram oportunidades, mas, que a partir de mim, as novas gerações não passem por nenhum tipo de necessidade e que sonhar seja sempre possível para essas”, conclui.

TRAILER

SINOPSE

Se pensou que Yuri Marçal pouparia palavras para falar sobre família, racismo e

religião, ledo engano. Ele fala sobre acontecimentos da sua vida e de temas

relevantes do dia a dia com seu humor marcante, ácido e irreverente em seu novo especial de comédia.

Laís Monteiro 

@monteiro.assessoria(22) 99906.8097

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?