Programação celebra a romancista negra, Maria Firmina dos Reis
Durante todo o mês de maio e início de junho, o SESC Carmo, localizado na cidade de São Paulo, celebra a romancista negra, Maria Firmina dos Reis (1822-1917), no âmbito do projeto “Sobre Marias e Firminas: escritas de mulheres negras“. A programação inclui vídeo-píulas, encontros, música e teatro.
Maria Firmina dos Reis foi a primeira mulher escritora de romances no Brasil. Sua obra mais reconhecida é Úrsula, escrita em Guimarães, cidade do interior de Maranhão. Publicada em 1859, período ainda de escravização, a autora traz em sua obra a voz da mulher negra e a voz dos negros para narrar os abusos nas relações patriarcais.
Vídeo-pílulas: Você conhece Maria Firmina?
A proposta das vídeo-pílulas é um convite ao início do projeto, bem como uma pequena introdução ao tema Maria Firmina dos Reis, perguntando ao público se conhecem a obra da escritora, quem foi ela, contextualizando o período no qual ela viveu e fazendo a leitura de pequenos trechos de suas obras.
Com
Elizandra Souza (escritora, poeta, jornalista),
Bixarte (poetisa, escritora, atriz, rapper),
Jarid Arraes (poeta, cordelista, contista),
e Elisa Lucinda (Poeta, atriz, cantora, jornalista).
Terças, 11h30.
Instagram | Facebook | Twitter
Livre
Curso presencial
Quatro romances, quatro escritoras: as muitas Áfricas inscritas no feminino (PRESENCIAL)
A partir de narrativas produzidas por escritoras africanas, motivar e criar uma comunidade de leitores interessados em conhecer a história e a cultura africanas, a fim de possibilitar a construção de laços de troca de conhecimentos e cultura através do espaço crítico e reflexivo.
Com
Providence Bampoky (Senegal), doutoranda em Teoria e História Literária no Instituto de Estudos da Linguagem, na Universidade de Campinas (IEL / UNICAMP). Integrante do projeto África Na Literatura (financiado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo).
24/05 a 14/06, terças, das 17h às 19h
Sesc Carmo – Sala Múltiplo Uso 3
Não recomendado para menores de 16 anos
Grátis – inscricoes.sescsp.org.br
MESAS DE DEBATE
Maria Firmina: Vida, Obra e Reverberações (PRESENCIAL)
Nesta mesa a proposta é contextualizar o período no qual viveu Maria Firmina dos Reis, além da cidade e de sua vida, bem como tratar os aspectos de sua obra e reverberações.
Com
Fernanda Miranda, escritora, professora Adjunta da Universidade Federal do Sul e Sudoeste do Pará (UNIFESSPA), doutora em Letras – área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade de São Paulo (2019).
Régia Agostinho da Silva, possui mestrado em História pela Universidade Federal do Ceará (2002). É professora da Universidade Federal do Maranhão e no Programa de Pós-Graduação em História/ CCH- São Luís.
9/5, segunda, das 18h às 20h
Sesc Carmo – Restaurante 1 [Com transmissão ao vivo no youtube.com/sesccarmo]
Inscrições: de 2 a 8/5 em inscricoes.sescsp.org.br
Grátis – Classificação Livre
A escrita e literatura das mulheres negras como ruptura e potência (PRESENCIAL)
A proposta deste encontro é trazer a escrita e literatura de mulheres negras como processo de conversa com suas ancestralidades, ruptura com o silenciamento das mulheres e o papel político-social da escrita.
Com
Jessyka Rodrigues, assistente Social e Mestranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Esmeralda Ribeiro, escritora e jornalista. Desde 1999 edita, com Marcio Barbosa, os Cadernos negros, entre outras publicações.
11/5, quarta, das 18h às 20h
Sesc Carmo – Restaurante 1 [Com transmissão ao vivo no youtube.com/sesccarmo]
Inscrições: 2 a 10/5 em inscricoes.sescsp.org.br
Grátis – Classificação Livre
Tradução em Libras
Diáspora e os diálogos transatlânticos (ONLINE)
Esta mesa propõe o encontro entre mulheres que entre continentes, trazem na escrita exercícios de subjetivação, de conversa, da memória e da escrita como ruptura e fazer social.
Com
Dina Salústio (Bernardina de Oliveira Salústio), natural de Cabo Verde, ilha de Santo Antão. Professora, Jornalista e Assistente Social. Tem obras publicadas nas áreas: prosa, poesia e ensaio. Membro fundador da Academia Cabo-verdiana de Letras.
12/5, das 18h às 20h
Transmissão via Youtube.com/sesccarmo
Com tradução em libras e legendas
TEATRO
Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo
Uma releitura sobre a vida e obra da primeira romancista afro-brasileira da história, Maria Firmina dos Reis. Em paralelo a vida de Firmina, a atriz Júlia Martins, traz a sua história de vida e de outras mulheres e homens negros que se intercalam com a história de vida de Maria Firmina dos Reis.
Com Júlia Martins, atriz, publicitária, pesquisadora e produtora cultural, proprietária da Afrodite Produções, Pós- graduanda em Arte, Mídia e Educação pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA).
10/5, terça, 18h – Duração: 40 minutos
Grátis – Retirada de ingressos com 1 hora antes do espetáculo.
Espaço Múltiplo Uso – 1° Andar
Não recomendado para menores de 12 anos
MÚSICA
Socorro Lira – Cantos à Beira-Mar
Cantos à Beira-mar é um espetáculo de música e poesia concebido e apresentado pela compositora e cantora Socorro Lira para celebrar, em 2021, os 150 anos do livro “Cantos à Beira-mar” e, em 2022, o bicentenário da primeira romancista brasileira, poeta, compositora, abolicionista e professora Maria Firmina dos Reis.
Socorro Lira dedica-se à música desde 2001. Sua discografia inclui 13 CDs, 1 DVD e 2 EPs. Foi premiada em 2012 e indicada em 2016 e 2017 ao Prêmio da Música Brasileira. É idealizadora e diretora artística do Prêmio Grão de Música.
13/5, sexta, 19h30 às 20h45
Sesc Carmo – Restaurante 1
Não recomendado para menores de 16 anos
Ingressos R$30,00 inteira / R$15,00 meia-entrada
Serviço:
Sesc Carmo. Sobre Marias e Firminas: escritas de mulheres negras
Rua do Carmo, 147 – Sé – Centro de São Paulo