Revista Raça

Festas

Projeto Afro-Cena

  • Autor: Redator

  • Publicado em: 17/10/2016

  • Comentários:

O projeto Afro-Cena leva a cultura negra para o sul do país

 

Texto: Redação | Foto: Divulgação | Adaptação Web Sara Loup

Projeto Afro-Cena | Foto: Divulgação
Projeto Afro-Cena | Foto: Divulgação

Ainda é grande o número de pessoas que pensam que no sul do Brasil não existem negros, tudo por conta da forte influência europeia na região. Em cada edição da RAÇA BRASIL, no entanto, apresentamos muitos eventos, grupos e personalidades do Rio Grande do Sul, Paraná e de Santa Catarina que desmentem essa tese, como a Cia. Cultural Afro-Cena,  grupo formado por Adriano Conceição, Rosana Pinheiro, Jaqueline dos Santos, Ana Laura Rosa, Alexsandra Alves e Sérgio Rosa, que assumiu o compromisso de levar a cultura negra para várias cidades do sul do Brasil, principalmente Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul.

E foi nesse município, considerado a Capital Nacional do Chimarrão, que aconteceu a 2ª Semana Afro-Cena, que levou à população várias manifestações artísticas (todas grátis) e com forte influência na cultura e na história afrodescendente. Segundo o diretor Sérgio Rosa, a ideia de fazer a semana afro surgiu a partir do momento em que a companhia percebeu que, nesta época do mês, muitas pessoas não viajam e ficam aqui na cidade, sem ter o que fazer.

Na 2ª Semana Afro-Cena não faltaram opções de diversão e aprendizado para todas as idades. Palestras, shows musicais, teatro, oficinas de samba, capoeira, teatro, roda de capoeira e uma exposição fotográfica atraíram os moradores, turistas e militantes do movimento negro para vários locais da cidade

Grupos de teatro como o Levanta Favela, Tribo de Rua e Palhaço Kiko e Trupe, também levaram muita arte cênica ao público. Outro destaque do evento foi a bela Viviane Rodrigues, madrinha de bateria da Escola de Samba restinga, campeã do carnaval de Porto Alegre.

O evento contou com shows de Marcelo Duani, Deni Ladi e Bako Lopes, Paulo Romeu, Jorge Foques e Afrikan Jazz, Ágepe e Projeto Aguia Agito. Muita música negra em terra de alemão!

 

Quer ver esta e outras matérias da revista? Compre esta edição número 164

Comentários

Comentários