Revista Raça Brasil

Compartilhe

Projeto de lei propõe cota para cineastas negros e indígenas

Picture of hamalli

hamalli

Vice-presidente do Grupo Raça Comunicações. Responsável pelo processo de criação, realização e edição da Revista Raça Brasil. Administra os recursos técnicos, artísticos e administrativos dos principais projetos do Grupo Raça Brasil: Revista, Área Digital e Fórum Brasil Diverso.

Os movimentos em busca de maior representatividade para minorias étnicas no Brasil vem obtendo conquistas em vários campos da sociedade – e o cinema, ao que tudo indica, deverá ser em breve mais um deles.

De acordo com informações do jornalista Ancelmo Góis, tramita desde a semana passada na Câmara dos Deputados um projeto de lei que propõe o estabelecimento de cotas para produtores negros e indígenas.

O plano sugere que 15% dos recursos federais destinados ao incentivo da produção cinematográfica sejam destinados a cineastas de origem indígena. Já outros 35% deveriam contemplar somente empreendedores audiovisuais da raça negra – dentre os quais, metade teria de corresponder a mulheres negras.

Isso significa que, se o projeto – de autoria dos deputados Paulo Teixeira e Jandira Feghali – for aprovado tal como consta em sua concepção original, literalmente a metade dos recursos de incentivo ao cinema serão delegados mediante cotas raciais.

 

Publicidade

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?