Projeto no Rio vai capacitar professores para valorizar a diversidade cultural nas escolas

Cem professores de 40 escolas municipais do Rio de Janeiro serão capacitados para levar mais representatividade e inclusão às salas de aula. O projeto Lá Vem História, da ONG Parceiros da Educação Rio, busca aproximar os educadores da cultura negra e indígena, promovendo oficinas de música, rodas de conversa, leitura e visitas a locais históricos ligados à cultura afro-brasileira e indígena.

A ideia é que esses conhecimentos sejam repassados aos alunos, criando uma educação mais inclusiva e conectada à realidade do Brasil. “A gente entende que essa pauta precisa estar no dia a dia da sala de aula”, explica Lêda Fonseca, coordenadora do projeto. Para ela, dar aos professores acesso a uma formação cultural ampla os transforma em agentes de mudança, capazes de guiar seus alunos para uma sociedade mais justa e igualitária.

O projeto também chama atenção para um problema maior, a falta de protocolos para combater o racismo nas escolas. Dados do Ministério da Educação mostram que apenas 36,2% das secretarias municipais têm medidas para lidar com casos de racismo ou injúria racial. Ainda mais preocupante, 84,5% das secretarias não têm equipes voltadas para promover equidade racial.

Com iniciativas como o Lá Vem História, a expectativa é mudar essa realidade, trazendo a valorização da diversidade cultural para o centro das práticas pedagógicas e preparando alunos e professores para construir um futuro mais igualitário.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?