Quantos negros tinham em sua sala de aula
E quantos professores negros passaram por sua vida escolar?
A atriz Taís Araujo, foi entrevistada pelo ‘Roda Viva’ e falou sobre racismo, empoderamento feminino e isolamento social e relembrou: “Podia contar nos dedos os negros na escola”
Taís também falou sobre a representatividade no negro nas grandes mídias “Mudou muito. A gente existe para as revistas de cosméticos. Eu comecei com 13 anos e existiam duas cores de base: ou eu ficava cinza ou ficava vermelha”, relembra.
“Eu achava que ia resolver os problemas. Achava que viriam várias protagonistas negras e não foi. O tamanho da expectativa foi tamanho da frustração. Tive críticas muito severas. Eu fiquei tão chateada, porque isso se espalhava na rua”, contou a atriz, que recordou uma das críticas.
“Uma vez eu estava tomando sorvete com uma amiga na praia e uma mulher passou e falou: ‘quando você falar seu texto, pensa no que você está falando’. E não era uma pessoa, eram várias. Fui entrando nesse buraco, mas não era minha culpa. Era algo muito egoico, porque a novela envolvia mais de 300 pessoas”, analisou Taís, refletindo que a culpa de qualquer crítica não era apenas responsabilidade dela.