Raça Indica nesta semana o conto Sacola, de Jarid Arraes, publicado pela Companhia das Letras.
Sacola, de Jarid Arraes
Sou apaixonada por contos, acho que eles sempre entregam emoção. E quando têm notas de suspense ficam ainda mais interessantes para mim.
Comprei por acaso o livro de Jarid Arraes que apresenta o conto “Sacola”. Estava dando uma olhada em livros virtuais e me deparei com ele.. O bom preço e o nome conhecido me fizeram colocar a publicação no carrinho de compras. Ficou mais de um mês parado, até que peguei para ler.
Era fim de tarde quando comecei a ler e a escrita precisa da autora me transportou para uma pracinha, de cidade de interior, em que carolas passeiam no fim de tarde ou no intervalo das missas.
Nesta pandemia que não acaba, estou me sentindo a própria Francisca, a personagem principal do livro. Ela é uma dessas carolas, que entre uma missa e outra, dedica todo o seu tempo à monotonia do dia a dia. “[…] Havia uma segurança na mesmice, uma certeza de que tudo ficaria exatamente como estava. A solidão valia a pena, espantava os parentes, mantinha a casa limpa e não desagradava a Deus”.
Mas o inesperado acontece e ela encontra uma sacola que a leva para muitos lugares, inclusive aos pés e aos braços do padinho Padre Cícero. As viagens que o achado lhe proporciona são incríveis. Ela simplesmente abandona a mesmice e adentra um universo muito mais interessante, colorido e de experiências que ela nem imaginava viver.
Publicado pela Companhia das Letras em 2019, com 21 páginas, Sacola é um conto animadíssimo. Jarid Arraes entrega uma história incrível, um texto simples com a cara do Brasil.
Jarid Arraes, conforme a biografia disponível no site da autora, “[…] é escritora, cordelista, poeta e autora do premiado “redemoinho em dia quente“, vencedor do APCA de literatura na categoria contos, de “As lendas de Dandara”, com edição francesa “Dandara et les esclaves libres”, e dos livros “Um buraco com meu nome” e “Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis”. Natural de Juazeiro do Norte (/CE, vive hoje em São Paulo. Foto: Divulgação.
Acompanhe também as sugestões de livros produzidos por pessoas negras, para pessoas negras e sobre pessoas negras, da nossa colunista Rachel Quintiliano, no podcast Mundo da Rua.
Jornalista com experiência em gestão, relações públicas e promoção da equidade de gênero e raça. Trabalhou na imprensa, governo, sociedade civil, iniciativa privada e organismos internacionais. Está a frente do canal "Negra Percepção" no YouTube e é autora do livro 'Negra percepção: sobre mim e nós na pandemia'.