Cédulas e Balas: A medocracia miliciana, de Thaís Rodrigues
Em “Cédulas e Balas: a medocracia miliciana”, publicada em 2021 pelo Congresso em Foco, Thais Rodrigues apresenta uma brochura surpreendente ao usar a estética e narrativa do cordel para editar uma reportagem.
Com ilustração e design de Vinícius Souza e edição de Amanda Audi, “Cédulas e Balas”, apesar de ser um obra de ficção, atualiza o leitor em uma linguagem simples e cadenciada sobre os últimos fatos da política. Fala sobre as milícias, que, aos poucos, estão por todo o país, espalhando o crime e a violência.
Em detalhes, ao longo de 14 páginas, a autora explica a forma de ação desses grupos que estão ocupando um espaço deixado pelo poder público, que está se omitindo na execução de políticas públicas básicas de saúde, saneamento, educação e segurança.
A publicação é poética, muito bem ilustrada e apresenta uma riqueza de informações e dados que pode ajudar muita gente a compreender o fenômeno das milícias no Brasil.
Jornalista com experiência em gestão, relações públicas e promoção da equidade de gênero e raça. Trabalhou na imprensa, governo, sociedade civil, iniciativa privada e organismos internacionais. Está a frente do canal "Negra Percepção" no YouTube e é autora do livro 'Negra percepção: sobre mim e nós na pandemia'.