RAÇA tem presença exclusiva em Durban

Tami Seles foi enviada a Durban, África do Sul para cobrir com exclusividade a maior feira de turismo do continente africano. A partir de hoje durante quinze dias nossos leitores terão informações diárias sobre a feira que reúne países do continente africano.

Diário de viagem

Dia 3

Com certeza esse será o dia que ficará para sempre em minha memória, começamos visitando o Victoria Street Market, um “mercadão” que mistura lojas de eletrônico, objetos de decoração, roupas e acessórios feitos a mão pelos artesãos locais, uma infinidade de belos produtos. Fora do mercado um pouco mais ao lado encontramos realmente o mercado de ouro, podemos chamar assim, por lá ervas, especiarias e muito conhecimento. As Mamas como são carinhosamente chamadas, em suas barracas, tem o domínio da sabedoria ancestral e com suas ervas podem ajudar com qualquer problema de saúde, pesadelos e qualquer outra coisa que te aflija, um conhecimento infinito passado de pai para filho e que chega a ser um presente para nossa geração. A todos os que ali estão só consigo sentir gratidão, por manter viva as tradições que são nossa conexão com o passado. Também encontramos por lá vestidos feitos a mão usados como presente para dotes de casamento e acessórios para as festividades tradicionais.

Passada emoção, seguimos para o Estádio Moses Mabhida, um estádio de futebol multiuso em Durban em homenagem a Moses Mabhida, ex-secretário geral do Partido Comunista Sul-Africano que foi utilizado na Copa do Mundo da FIFA de 2010, o design do estádio é único. Por lá alugamos um segway e fomos até a orla da Praia, visitamos o píer e depois voltamos para conhecer a parte interna, que é muito bonita, o trajeto do passeio é escolhido pelo tempo em que deseja fazer a locação, só pelo fato de ser possível a entrada no estádio já vale a pena fazer o passeio.

Almoçamos num restaurante premiado como um dos melhores restaurantes do mundo, chamado Max’s Lifestyle o restaurante é por si só uma experiência, parecido com uma vila ele possui pequenas lojas para que você compre os  itens que irá consumir, o ponto alto é a compra das carnes, que são escolhidas cruas, como num açougue e após você define como devem ser preparadas e quando prontas eles levam até você, em outro ponto do restaurante você faz a compra dos acompanhamentos e no bar você compra as bebidas, além de todo esse diferencial o restaurante ainda conta com um telão que passa esportes, música ao vivo e um lava rápido para veículos.

Para o Jantar, fomos à Flórida Road, uma rua vibrante com arquitetura histórica e uma variedade de restaurantes, galerias, boutiques, estúdios e bares. A movimentação na rua na verdade começa no início da manhã, quando os cafés nas calçadas formam o ponto de encontro de amigos, famílias e turistas. E a vibe continua durante todo o dia até a noite quando os clubes e bares da rua ganham vida, dando à Florida Road a reputação de um dos principais pontos noturnos de Durban. Espere encontrar por lá alta gastronomia, restaurantes muito bem decorados, modernos para todos os bolsos e gostos.

Dia 4

Dia de prestigiar o que nos trouxe até aqui, pois fomos convidados pela Agência Nacional de Turismo da África do Sul representada no Brasil pela TI Comunicações para conhecer e cobrir a Africa’s Travel Indaba, a maior feira de turismo do continente.

A feira reúne pessoas do mundo inteiro, o mercado de turismo é um dos mais importantes da África do Sul. Com um app bem tecnológico era possível agendar reuniões e conversas com compradores, expositores e parceiros além de acompanhar a programação e organizar sua agenda, no total foram registradas mais de 20 mil reuniões agendadas até o primeiro dia do evento. A feira se divide em 2 pavilhões sendo um dedicado a expositores da África do Sul e outro aos demais países do continente, tendo mais de 18 países representados.  

Ao questionar participantes e expositores do que a Indaba representa para eles, a resposta era praticamente unanime: um novo começo para o turismo, a retomada do setor e uma grande oportunidade. Desde o primeiro momento podíamos ver a animação das pessoas de estarem voltando a um evento presencial após 2 anos de pandemia e a grande mensagem da feira era de União e colaboração para que o Turismo possa se reestabelecer após ter sido tão afetado pela Covid-19.

“Estamos aqui porque temos a responsabilidade coletiva de reacender o crescimento e a economia do turismo no continente africano. Como setor, estamos aqui para consolidar nossas parcerias e colaborações. Só pode ser para nosso benefício que sejamos um sector empenhado na partilha de ideias e conhecimentos, numa tentativa de garantir que avançamos no nosso plano de recuperação do setor do turismo.” Themba Khumalo , CEO Interino do Turismo da África do Sul.

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