Revista Raça Brasil

Compartilhe

Racismo recreativo no futebol

O espaço do futebol está entre aqueles onde o racismo mais se manifesta, seja dentro de campo ou nas arquibancadas.

Se isso já não fosse suficiente, agora dirigentes também destilam racismo em suas falas. O presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, disse que “a Libertadores sem os times brasileiros é o mesmo que Tarzan sem Chita”.

A fala do dirigente foi proferida em uma entrevista após o sorteio da Libertadores Sul-Americana, foi duramente criticada e denota um exemplo triste do racismo recreativo.

Racismo recreativo: “conjunto de práticas sociais que operam por meio do uso de estratégico do humor hostil, do humor racista”. “Uma análise do conteúdo de piadas e brincadeiras racistas demonstra que seu conteúdo reproduzem uma séria de estereótipos raciais baseados na suposta inferioridade moral, intelectual, estética, biológica, cultural de minorias raciais” (MOREIRA, 2019).

Fonte: https://www.gov.br/lncc/pt-br/centrais-de-conteudo/campanhas-de-conscientizacao/mes-da-consciencia-negra/racismo-recreativo

Se você gostou deste conteúdo e deseja receber no seu email as principais notícias da RAÇA, assine a “Newsletter da Revista RAÇA”, clicando aqui.

Publicidade

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?