O espaço do futebol está entre aqueles onde o racismo mais se manifesta, seja dentro de campo ou nas arquibancadas.
Se isso já não fosse suficiente, agora dirigentes também destilam racismo em suas falas. O presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, disse que “a Libertadores sem os times brasileiros é o mesmo que Tarzan sem Chita”.
A fala do dirigente foi proferida em uma entrevista após o sorteio da Libertadores Sul-Americana, foi duramente criticada e denota um exemplo triste do racismo recreativo.
Racismo recreativo: “conjunto de práticas sociais que operam por meio do uso de estratégico do humor hostil, do humor racista”. “Uma análise do conteúdo de piadas e brincadeiras racistas demonstra que seu conteúdo reproduzem uma séria de estereótipos raciais baseados na suposta inferioridade moral, intelectual, estética, biológica, cultural de minorias raciais” (MOREIRA, 2019).
Se você gostou deste conteúdo e deseja receber no seu email as principais notícias da RAÇA, assine a “Newsletter da Revista RAÇA”, clicando aqui.