Racismo será tema em ” Nos tempos do Imperador”
Além dos desafios do reinado de D. Pedro II, ‘‘Nos tempos do Imperador”, próxima novela das seis da Globo, que estreia no dia 9 de agosto, vai mostrar a luta dos negros pela libertação de todos os escravizados na época e também pela igualdade social no Brasil. Apesar de a realidade atual ser diferente daquela retratada na trama, ainda há muito o que ser melhorado. Em pleno 2021, Michel Gomes passa por situações parecidas com as que seu protagonista Samuel/Jorge enfrenta na ficção.
— As histórias da novela são dos nossos ancestrais, mas também são situações que vivo até hoje. Moro em um bairro onde, toda vez que saio de moto, levo uma ‘‘dura’’ até alguém saber que eu sou uma pessoa pública — relata o morador do Recreio, na Zona Oeste do Rio, que nasceu na comunidade da Vila Vintém, onde boa parte da família vive: — Meu irmão ainda está na favela e tem policial entrando na casa dele. Nós (negros) somos os que mais sofrem. Então, quando estou em cena, sei que estou contando minha história também.
E ainda:
Justamente por colocar suas dores no homem com dupla identidade, Michel tem tido dificuldade para se separar do personagem:
— O único desafio é deixá-lo no trabalho, chegar em casa e relaxar. É desafiador esse personagem ficar (no estúdio) e eu ser o Michel. Nesse período, estou sendo metade ele e metade eu. Mesmo assim, amo meu trabalho e me divirto. No dia que eu não tiver tesão no que eu faço, vou procurar outra coisa.