Revista Raça

Especiais

Receita de comida angolana

  • Autor: Redator

  • Publicado em: 17/10/2016

  • Comentários:

Aprenda a preparar a comida angolana, Madesu

 

TEXTO: Renato Bazan e Dudu Ramos | Adaptação web: David Pereira

O prato típico de Angola, Madesu
O prato típico de Angola, Madesu

O nome é exótico, mas o personagem não sai do dia-a-dia do brasileiro: o feijão. Originalmente chamado de Angola de Saka-Madesu, é um prato considerado trivial da gastronomia tanto de lá quanto daqui, e basta uma rápida olhada para ver que a dupla dinâmica assume forma muito similar dos dois lados do Atlântico. Esse arroz com feijão diferenciado, encorpado com os sabores da diáspora, é um ótimo ponto de entrada para os mais inseguros quanto à gastronomia africana, pois exerce familiaridade imediata com a rotina nacional. Com visual e cheiro familiares, ele esconde a forte presença do azeite de dendê, que torna seu paladar mais marcante que nossa versão doméstica. Uma excelente sugestão para os não-iniciados.

INGREDIENTES DO MOLHO

200g de Feijão branco

150 ml de Azeite de dendê

2 Tomates médios

2 Dentes de alho

½ Cebola média

¼ Pimentão

½ Tablete de caldo sabor feijão

INGREDIENTES DO ACOMPANHAMENTO

150g de Acém

2 xícaras de

Arroz branco

150 ml de Óleo de soja

Sal a gosto

PREPARO DO FEIJÃO

Numa panela de pressão, ferva 1 litro de água com o azeite de dendê e o feijão. Deixe-a no fogo por 10 minutos depois de pegar pressão, e então verifi que a consistência. Se ele ainda estiver rígido, repita o processo. Enquanto isso, pique a cebola, o alho, o tomate e o pimentão e refogue o picado com o óleo de soja separadamente. Mexa o picado continuamente e deixe em fogo por 10 minutos. Quando estiver bem frito, junte o feijão com o picado, acrescente sal e misture até que o molho esteja homogêneo. Deixe ferver por cinco minutos.

PREPARO DOS ACOMPANHAMENTOS

Coloque alho e cebola numa panela com óleo e doure-os. Acrescente a carne já cortada, que deverá ser mexida até ficar também dourada. Então, acrescente meio litro de água quente (é muito importante estar fervendo para não endurecer a carne). Retire a carne da água depois de 20 minutos, ou quando a consistência for de seu agrado. Para o arroz, coloque um pouco de óleo numa panela com alho e frite-o, juntando o arroz já lavado e seco no processo. Mexa-o brevemente e então acrescente água até que ela atinja o nível do arroz. Depois de alguns minutos com a água já evaporando, acrescente novamente água até o nível do arroz e deixe-o cozinhar em fogo baixo. Desligue o fogo quando a água secar.

*Serve 2 pessoas. Como feito pela chef Melanito Biyouha.

Quer ver esta e outras matérias da revista? Compre esta edição número 189.

Comentários

Comentários