Revista Raça

Colunistas Destaque

Receitinhas caseiras de beleza

  • Autor: Rachel Quintiliano

  • Publicado em: 04/06/2018

  • Comentários:

Adoro receitinhas caseiras de beleza,  primeiro porque geralmente custam pouco, quase sempre temos os ingredientes em casa e a contraindicação sempre é baixa, exceto se tiver alergia a algum produto.

Limpar

Minha pele é super oleosa, tenho acne constante, manchas e melasma no rosto. Por outro lado, pernas, cotovelos e braços são muito secos. Também tenho muito pelo. Para não gastar muito e por medo de reações, acabo aderindo as receitinhas caseiras, além claro, de aceitar meu corpo como ele é.

Para limpar profundamente adotei a esfolhiação semanal, tanto no rosto, quanto no corpo. Para o corpo faço uma misturinha de fubá (bem fininho) e mel. Esfrego com movimentos circulares por todo o corpo. Enxáguo com água morna e depois hidrato a pele com óleo de amêndoas 100% vegetal.

No rosto o procedimento é bem mais delicado. Uso açúcar super refinado, algumas gostas de óleo de rosa mosqueta e água.  Faço uma fina pasta e aplico sobre o rosto. Vou esfoliando com movimentos circulares. Lavo o rosto com sabonete liquido anti acne, tonifico e hidrato.

Eliminar os pelos

Essa é a tarefa mais árdua porque tenho bastante pelo e porque minha pele mancha com facilidade. Evito ao máximo lâminas. Aprendi a me depilar sozinha com cera. Mas, o procedimento segue sendo doloroso. Mantenho com depilador elétrico, daqueles que puxam os pelos pela raiz. Mas, sempre é uma tortura.

Depois de muito ler e assistir vídeos sobre os poderes milagrosos da cúrcuma, resolvi experimentar e, para minha surpresa, depois da primeira aplicação já senti os pelos mais fracos, a pele mais viçosa e até as manchas atenuadas. Milagre.

Usei a Cúrcuma de duas formas. No rosto fiz uma pasta com duas colheres de leite e uma colher de cúrcuma em pó. Passei no rosto e deixei agir por dez minutos. Lavei, tonifiquei e hidratei. Para o corpo fiz uma pasta com sabonete liquido. Passei e deixei a espuma por cinco minutos e enxaguei.

Hidratar

No rosto esse sempre é um dilema, porque minha pele é muito oleosa e com acne.  Quando não uso produtos industrializados, aposto em soro fisiológico com algumas gostas de óleo essencial de melaleuca e babosa (aolevera).

No corpo, especialmente nas áreas mais secas, abuso dos óleos vegetais. O óleo preferido é o de amêndoas. Passo no corpo ainda úmido logo após sair do banho. Deixo secar e visto a roupa.

Rachel Quintiliano.

Jornalista, pós-graduada em comunicação e saúde, consultora na área de comunicação, planejamento e sistematização com foco em saúde, gênero e raça e empreendedora do ramo de cosméticos.

Comentários

Comentários