RecordTV e SBT recebem notificações sobre falta de representação racial
Ministério Público do Trabalho (MPT) emitiu notificações recomendatórias às duas emissoras
O Grupo de Trabalho de Raça do Ministério Público do Trabalho (MPT) emitiu duas notificações na última quarta (6) dirigidas as emissoras públicas SBT e RecordTV. De acordo com o orgão, as notificações recomendatórias foram motivadas pela falta de representação da população negra nas telenovelas das respectivas emissoras de televisão.
“As emissoras exercem um importante papel na formação, na construção, na consolidação e na alteração desses estereótipos, por isso é muito relevante a participação ativa desses veículos na discussão sobre o racismo estrutural”, argumentou Valdirene Assis, coordenadora nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade).
Outro caso que também ficou conhecido publicamente, foi a recomendação feita à TV Globo no mês de maio. De acordo com a instituição, a telenovela Segundo Sol que está no ar no horário nobre da emissora é ambientada na Bahia e não tem uma representação racial igualitária. Devido a isso, o orgão recebeu várias denúncias sobre o caso, antes mesmo da novela estrear.
“Recebemos um número significativo de denúncias e, como já era uma de nossas ações previstas para este ano, e porque isso afronta o direito da população negra a ter sua devida representação, foi feita a recomendação”, disse a coordenadora. Ainda segundo o orgão, outras notificações serão feitas as outras emissoras públicas do país com o objetivo de aumentar a inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho.