Rei da Holanda deixará de usar carruagem com imagens de negros escravizados
Carruagem de ouro possui um painel lateral que traz imagens de pessoas negras escravizadas
Em anúncio feito nesta quinta-feira (13), o rei da Holanda, Willem-Alexander afirmou que não irá mais usar carruagem de ouro que traz painel lateral com imagens de pessoas negras escravizadas.
O anúncio foi feito através de um vídeo oficial gravado pelo rei Willem-Alexander e divulgado nas redes sociais e veículos de mídia do país. “Não podemos reescrever o passado. Podemos tentar aceitá-lo juntos. Isto também se aplica ao passado colonial. A Gouden Koets só poderá ser usada quando a Holanda estiver pronta para isso. E esse não é o caso no momento. Enquanto houver pessoas vivendo na Holanda que sintam a dor da discriminação no cotidiano, o passado ainda lançará sua sombra sobre nosso tempo” disse o monarca durante o vídeo.
Com nome de “De Gouden Koets”, a carruagem puxada por cavalos é utilizada para conduzir o rei em cerimônias oficiais como a abertura do parlamento, batizados e casamentos.
A “De Gouden Koets” era utilizada pelos reis holandeses desde 1901. Em razão de uma reforma, a carruagem parou de ser utilizada em 2015, além disso, o crescimento das discussões acerca do racismo também influenciaram a diminuição do uso do veículo.
Após a reforma, a carruagem foi reapresentada ao público durante uma exposição no Museu de Amsterdã. Na época, uma petição online reuniu mais de 9 mil assinaturas que pediam que a carruagem fosse aposentada.